Geral

Voluntários ajudam no avanço da vacinação contra a covid-19

Publicado

em


“Nossos equipamentos públicos contam com acessibilidade, rampas, cadeiras; e, quanto mais pessoas estiverem trabalhando neles, mais gente será imunizada” Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Para bater recordes de vacinação contra a covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) conta com trabalho de cerca de 2,5 mil profissionais da saúde por dia, além de voluntários. Cerca de 500 pessoas já atuaram na Praça dos Direitos de Ceilândia e do Itapoã e no Centro Educacional Unificado (CEU) das Artes do Recanto das Emas, pontos que foram coordenados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com a Secretaria de Saúde (SES).

Nesses locais, os voluntários já ajudaram a vacinar mais de 45 mil pessoas contra o novo coronavírus. Juliana Julien, 49 anos, participa da ação desde março. “Uma das minhas amigas de curso me convidou e eu topei participar”, conta a farmacêutica e aluna do sexto período de medicina. “Não deu outra, me apaixonei. Os profissionais da Sejus são incríveis e fazem com que a gente queira estar lá sempre”.

Juliana Julien (segunda a partir da esquerda): “Estamos contribuindo para um momento histórico não só para a nossa comunidade, mas para o país e o mundo” | Foto: Divulgação/Sejus

A solidariedade vem de família. Os três filhos de Juliana também já participaram de ações de imunização. “É um aprendizado pessoal e profissional”, conta ela. “É uma realização pessoal servir ao próximo. Estamos contribuindo para um momento histórico não só para a nossa comunidade, mas para o país e o mundo”. Atualmente, há voluntários atuando em outras unidades e, além da imunização contra a covid-19, também auxiliam na aplicação de outras vacinas.

A titular da Sejus, Marcela Passamani, ressalta a importância da participação dos voluntários para acelerar a vacinação na capital. “Somos um governo unido, com secretarias alinhadas em prol da população do Distrito Federal”, diz. “Nossos equipamentos públicos contam com acessibilidade, rampas, cadeiras; e, quanto mais pessoas estiverem trabalhando neles, mais gente será imunizada”, reforça.

Lucas Bomtempo, 19 anos, está no quarto semestre de enfermagem e é voluntário desde abril. Para ele, participar das ações é uma forma de colocar em prática os ensinamentos que aprende na sala de aula. “Devido à pandemia, ali foi um único lugar em que eu consegui ter experiência”, relata. “Aumentei minha rede de contatos e, com essas pessoas, também aprendi muito. Estou estudando para cuidar das pessoas, e participar dessas ações me dá uma sensação de dever cumprido”.

Como ajudar

Os interessados em colaborar na vacinação contra o novo coronavírus devem se cadastrar no portal portal Voluntariado em Ação.  Ao se inscrever, é preciso informar a disponibilidade de horários e dias da semana. Havendo compatibilidade, o voluntário recebe por e-mail a oportunidade para ver se está apto a contribuir.

A chefe da Assessoria do programa Voluntariado em Ação, Sueli Vieira, comenta que o número de voluntários cresce a cada dia: “Semanalmente, são cerca de 180 pessoas diferentes. Eles atuam oferecendo um trabalho humanizado para a população. Eles doam seu tempo e talento sabendo que estão contribuindo para a transformação da sociedade”.

Após concluir o trabalho, o voluntário participa de um feedback com seus participantes para retorno sobre o atendimento prestado. Os que desejarem, podem participar do projeto mais de uma vez. A Sejus emite um certificado como bonificação para os contribuintes.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA