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Venda direta comercial do Jardim Botânico tem 94% de adesão

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O edital inédito para a regularização fundiária de imóveis comerciais do Jardim Botânico obteve adesão de 94% dos ocupantes. Esta foi a primeira vez que a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) contemplou lotes com destinação comercial em chamamentos públicos de venda direta. Foram, ao todo, disponibilizados 86 imóveis, das etapas I, II e IV da região. O prazo para a entrega das propostas de compra terminou nesta quinta-feira (1º).

Quase todas as propostas de compra foram entregues, na primeira venda direta comercial do Jardim Botânico | Foto: Daniel Santos/Terracap

De acordo com a Resolução 268 da Terracap, pessoas jurídicas – empresas, sociedades de propósito específico (SPEs), associações e cooperativas, além de pessoas físicas, puderam adquirir os lotes já ocupados e edificados até 22 de dezembro de 2016.

“A próxima área semelhante a ser regularizada será o Setor de Comércio e Serviços da Cidade Estrutural. Por lá, 152 imóveis serão contemplados. O cadastramento começará em breve”Izídio Santos, presidente da Terracap

O primeiro chamamento de venda direta da Terracap concede ao ocupante o abatimento de 25% para pagamentos à vista sobre o valor final do imóvel. Fizeram jus a esse benefício 80 empresários, o que representa 77% dos comerciantes, que quitaram à vista. Outros 33% recorreram a financiamento junto à Terracap, com prazo de até 240 meses.

Os preços dos lotes variaram de R$ 45 mil, nas áreas com 75 m², até R$ 4,4 milhões, em lotes de 11, 400 mil m². O valor final de venda levou em consideração a dedução da infraestrutura feita pelos ocupantes, bem como a valorização decorrente dessa implantação – cerca de 42% a 48% do valor de mercado do imóvel.

De acordo com o presidente da Terracap, Izidio Santos, há inúmeras solicitações de regularização desta natureza por todo o Distrito Federal. “A próxima área semelhante a ser regularizada será o Setor de Comércio e Serviços da Cidade Estrutural [SCIA]. Por lá, 152 imóveis serão contemplados. O cadastramento começará em breve”, antecipa.

O diretor de Comercialização da Terracap, Julio Cesar Reis, comemora o resultado: “Ter quase a totalidade das propostas entregues significa que os comerciantes querem sair da ilegalidade e ter mais tranquilidade com a segurança jurídica que a regularização traz, inclusive para investir e ampliar seus negócios, que agora podem contar com financiamentos bancários”.

*Com informações da Terracap

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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