Distrito Federal

Um trato especial nas praças, escolas e quadras do Guará

Publicado

em


Ações contaram com a participação de vários órgãos em busca de melhorar os espaços públicos da região administrativa | Foto: GDF Presente

O GDF Presente concentrou as equipes, maquinários e materiais no Guará, nesta semana. Os trabalhos foram realizados nas quadras residenciais, praças e escolas, trazendo melhoria nos equipamentos públicos e satisfação para a comunidade local.

13,6 mil toneladas de massa asfáltica foram usadas no Guará

O mutirão contou com equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Administração do Guará e dos servidores do Polo Central do programa. Em cinco dias, foram utilizadas 13,6 mil toneladas de massa asfáltica e recolhidas mil toneladas de entulhos e inservíveis.

As praças da cidade receberam cuidados com melhorias do espaço para o lazer dos moradores. A praça da QI 07, nas imediações do Setor Bancário, recebeu também um trato especial. As equipes realizaram a capina de uma área de 1.500 m² e a roçagem de 1.200 m², além da limpeza do parquinho.

Na praça da QE 26, o GDF Presente consertou todo o alambrado, que estava bastante danificado. Já na praça da QE 17 foi feita a manutenção do portão que dá acesso ao parquinho.

No setor Lúcio Costa e na QE 38, onde será instalado um parque, a limpeza da área verde recolheu 2,3 toneladas de galhos e entulhos

Placa sobre pets

Na praça da QE 2 foi instalada uma placa chamando a atenção de moradores que passeiam com seus pets para a importância de se recolher as fezes do animal.

A limpeza foi grande também na praça das quadras QI 10 e 11. Nesse local foi realizada a roçagem e capina do mato.

Na QE nº 38, o foco foi a Escola Classe n° 7. O trabalho foi centralizado na quadra poliesportiva, que foi limpa, pintada e recebeu novas linhas de demarcação.

O mutirão para a recuperação e manutenção de equipamentos públicos no Guará incluiu também o Salão Comunitário, localizado na QE 42. Foram reparados e consertados vasos e pias nos banheiros, garantindo, assim, boas condições de uso desses espaços.

No setor Lúcio Costa e na QE 38, a limpeza da área verde possibilitou o recolhimento de 2,3 toneladas de galhos e entulhos. “Essa é uma área que ficou esquecida por muito tempo, mas que vai abrigar um parque futuramente. O trabalho está na fase de limpeza do matagal e retirada dos entulhos e inservíveis”, explicou Luciano Dantas, coordenador do Polo Central, responsável pelas obras Guará, Cruzeiro, Sudoeste e Estrutural.

“O GDF Presente é um programa fundamental na celeridade do atendimento ao cidadão” Luciane Quintana, administradora do Guará

Tapa-buracos

O GDF Presente também realizou a operação tapa-buracos no conjunto Q, da QI 09 e no conjunto F, da QI 11, locais em que os buracos e falhas no pavimento dificultavam a circulação com segurança de motoristas ou pedestres. “Utilizamos 2.950 toneladas de massa asfáltica nesse trabalho”, disse Luciano Dantas.

Satisfeita com as ruas mais limpas, Simone Vaz de Holanda, assessora do Lions Clube do Guará, considera que o GDF Presente está fazendo um bom trabalho na cidade. “A comunidade é muito grande e o Guará cresce muito rapidamente. Brevemente teremos as quadras 50 e a cidade vai crescer ainda mais”, desabafou.

A administradora do Guará, Luciane Quintana, ficou satisfeita com as ações realizadas na cidade. “O GDF Presente é um programa fundamental na celeridade do atendimento ao cidadão”, enfatizou.

Luciane Quintana reforçou a importância do trabalho realizado pelo Polo Central e o comprometimento do seu coordenador, Luciano Dantas, com a cidade. “O Polo Central é um grande facilitador, com o reforço de mão de obra e maquinário. Somos gratos pela parceria e o apoio incondicional do nosso governador Ibaneis Rocha, secretário José Humberto e do Luciano coordenador do Polo, responsável pela cidade”, explica a administradora.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA