Política

Tem início curso para atualização sobre o uso das diárias e prestação de contas na Alego

Publicado

em

Teve início na manhã desta quinta-feira, 12, na sala 1 da Escola do Legislativo, o curso Uso das Diárias e Respectiva Prestação de Contas, com Base no Decreto 3.017/2019” para os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

São duas turmas que participarão do treinamento. A primeira teve início às 8h15 com encerramento previsto para às 11h30 e, no turno vespertino, a outra turma estará participando das 14 às 17h15. O público-alvo são os servidores da Secretaria da Alego, lotados em todas as Diretorias e que trabalham diretamente na solicitação de diárias, bem como na respectiva prestação de contas, após a sua concessão.

A atualização está sendo ministrada pelo servidor da Assembleia Ariston José de Araújo. Ele é especialista em Licitações e Contratos Administrativos pela Faculdade Cers, de Recife (PE). Também já foi presidente de Comissão Permanente de Licitação, assessor jurídico e chefe do setor de compras de órgãos públicos e assessor jurídico de municípios.

Ariston explica que a temática do curso é relevante porque trata da parte administrativa do Legislativo que deve ser feita sem intercorrências. “O treinamento vai permitir que todos tenham uma melhor noção da norma que regula a concessão de diárias na Alego. A intenção é ministrar o curso sem ‘juridiquês’ para que todos possam compreender.”

O professor explicou, ainda, que haverá a distribuição de uma cartilha com todo o conteúdo. “É um guia prático para facilitar a execução no dia a dia. Se o servidor tiver alguma dúvida, ele vai olhar a cartilha e sanará seu problema.”

Araújo tratou, também, sobre o novo sistema que está sendo implantado na Casa. “Com o novo sistema que está sendo implantado para acabar com os processos de papel haverá alterações no decreto e na forma de pedidos. Portanto, pode ser que façamos mais uma atualização com o novo sistema em andamento futuramente.”

O diretor de Gestão de Pessoas, Tasso Honorato, informa que o curso é uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Diretoria de Gestão de Pessoas. “Essa capacitação vai trazer mais transparência para os atos realizados na Casa. Concessão de diárias e prestação de contas são assunto para o qual precisamos estar muito atentos para fazer corretamente. Vamos estar cada vez mais promovendo cursos para que o servidor possa entender e fazer da forma correta todas as solicitações”, destaca.  

Servidora da Diretoria de Comunicação Social, Semie Dahaini afirmou que o curso é muito importante para os servidores da Casa. “Precisamos fazer a prestação de contas de maneira mais eficiente e sem erros. No nosso departamento alguns servidores fazem viagens e precisam fazer as prestações de contas da forma mais correta possível.”

Conteúdo programático

  • Norma Regulamentadora;
  • Quem pode receber diárias;
  • Requisitos para a concessão das diárias;
  • Forma de concessão das diárias;
  • O que se entende por locomoção;
  • Processamento das diárias;
  • Das análises para concessão das diárias;
  • Da prestação de contas e da restituição.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA