Geral

Sai resultado de bolsas de estudo para sociedade civil – Agência Brasília

Publicado

em


Na edição desta quarta (26) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), um dos destaques é a publicação do resultado provisório dos candidatos às vagas destinadas à sociedade civil pelo Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, da Secretaria de Economia (Seec). As bolsas se destinam a egressos das escolas públicas do DF.

Resultado provisório abrange os candidatos da sociedade civil; próxima etapa será a divulgação das vagas para servidores do GDF | Arte: Divulgação/Egov

O resultado apresenta a classificação geral dos candidatos inscritos, com o devido chamamento para apresentar os documentos complementares, que fazem prova da declaração de hipossuficiência de renda, conforme previsto no edital.

“O governador Ibaneis Rocha acompanhou pessoalmente a reestruturação do programa, a fim de ampliar a oportunidade de inclusão social e a ascensão na educação dos candidatos da sociedade civil” Juliana Tolentino, diretora executiva da Egov

Também estão listados os candidatos desclassificados por não cumprirem as exigências do certame. Com a publicação, abre-se ainda o prazo para interpor recurso, em formulário próprio, solicitando revisão ou recontagem de pontos.

Ao todo, o sistema de inscrições recebeu quase 4 mil visitas de candidatos da sociedade civil. Desse total, 153 inscrições finalizadas com todos os documentos solicitados foram habilitadas para a apuração. Essas inscrições concorrem a 57 vagas de bolsas de estudo, do total das 100 oferecidas nesta edição do programa.

Atualmente, 373 alunos contemplados em edições anteriores estão tendo a oportunidade de cursar o ensino superior de forma totalmente gratuita. A diretora executiva da Escola de Governo, Juliana Tolentino, lembra que o resgate do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos foi uma das primeiras entregas da atual gestão do GDF: “O governador Ibaneis Rocha acompanhou pessoalmente a reestruturação do programa, a fim de ampliar a oportunidade de inclusão social e a ascensão na educação dos candidatos da sociedade civil do DF”.

Após a divulgação do resultado final, o UDF receberá ofício com a relação dos contemplados para cada curso. O procedimento de ingresso e matrícula no curso superior é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá seguir as exigências da instituição de ensino. Na próxima semana, a comissão divulgará os resultados das vagas destinadas aos servidores e empregados públicos. A apuração está em curso.

O programa

O Programa de Concessão de Bolsas de Estudo junto ao UDF existe desde o final da década de 1960 e vem sendo aprimorado a cada edição, a fim de garantir oportunidade de acesso totalmente gratuito ao ensino superior. Atualmente, a gestão do programa é da Seec.

Nesta edição, referente ao primeiro semestre deste ano, as bolsas são destinadas aos servidores públicos efetivos e aos empregados do DF e, também, à sociedade civil. Para esse último grupo, é necessário, além da comprovação de hipossuficiência de renda, ter cursado os três anos de ensino médio na rede pública de ensino do DF, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 com média mínima de 500 pontos no exame das provas objetivas e nota mínima de 500 pontos na redação.

Para acessar os resultados, o formulário de recursos e mais informações sobre o Programa de Bolsas de Estudos da Seec, clique aqui.

O formulário de recurso deverá ser encaminhado para o e-mail r[email protected], dentro do prazo estabelecido. .

*Com informações da Escola de Governo do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA