Distrito Federal

Programa Turismo em Ação chega ao Guará para embalar o setor

Publicado

em


O Programa Turismo em Ação chega ao Guará, nesta sexta-feira (18), para uma série de atividades visando estruturar a cidade como um destino turístico do Distrito Federal.

Para dar início às ações do programa itinerante da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), a secretária Vanessa Mendonça e a administradora do Guará, Luciane Quintana, vão inaugurar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na administração local. O deputado Rodrigo Delmasso e o Secretário de Atendimento à Comunidade Severino Cajazeiras também participarão do evento.

A programação conta ainda com reunião com empresários, entrega de Carteiras Nacionais do Artesão e visita técnica a pontos com potencial valor turístico. O objetivo das visitas é traçar um roteiro para o turista, envolvendo  locais ecológicos e religiosos.

Durante o encontro, técnicos da Setur-DF vão apresentar para os empresários informações sobre o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). Pela primeira vez, o Ministério do Turismo disponibilizou essa linha de crédito para o DF, por meio do Banco Regional de Brasília (BRB). São R$ 521 milhões disponíveis para empresas que atuam no turismo. Esses recursos visam dar fôlego para o setor e a manutenção dos empregos.

Para finalizar a primeira parte do Turismo em Ação, está prevista a entrega da Carteira Nacional do Artesão para artesãos locais. A carteira habilita o artesão a trabalhar legalmente em todo o Brasil, e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais.

Pontos Turísticos

Na parte da tarde, a caravana do Turismo em Ação vai realizar visitas técnicas a alguns pontos com potencial valor turístico. O objetivo é analisar as necessidades de adequação e estruturação para tornar os pontos sinalizados e preparados para receber moradores e visitantes sob o olhar do turismo. Os pontos escolhidos nesta primeira etapa do programa são a Feira do Guará , o Parque Denner, o Parque Ezechias Heringer, a Igreja Maria Imaculada e o Kartódromo Ayrton Senna, no Complexo Esportivo e de Lazer (Cave).

Programa Turismo em Ação no Guará

Data: 18/06/2021

Horário: 8h30

Local: Administração Regional do Guará

Endereço: Área Especial do Cave – Guará II – Brasília/DF

*Com informações da Setur

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA