Política

Portal que divulga informações sobre candidaturas é destaque de série publicada nas redes sociais da Alego

Publicado

em

Estamos há menos de dois meses do primeiro turno das eleições desse ano. No dia 2 de outubro, a população brasileira vai às urnas para eleger deputados estaduais, federais e senadores. Os eleitores também vão escolher, em primeiro turno, os candidatos a governador dos 26 estados e do Distrito Federal e o presidente da República. 

Só no estado de Goiás, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 4,87 milhões de habitantes estão aptos a votar nas próximas eleições. No Brasil são 156.454.011 de eleitores, sendo que 82.373164 são mulheres, o que corresponde a 52,65% do total de votantes. 

Apesar da responsabilidade de eleger representantes que vão ditar os rumos do País por quatro anos e, no caso dos senadores, pelo dobro de tempo, uma grande parcela do eleitorado não têm as eleições, entre suas principais preocupações.

Segundo o estudo “Panorama Político 2022”, elaborado pelo Instituto DataSenado em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB), divulgado no início do ano, apenas 53% dos brasileiros tinham interesse em política. Baixo nível de conhecimento sobre o sistema político, deficiências no ensino, que não transmite informações sobre o tema de forma clara, sentimento de desilusão e a percepção de que os atores políticos buscam manter a população alienada dessas questões, foram motivos apontados pelos eleitores entrevistados para essa apatia. 

O desinteresse pela política de forma geral se reflete também na hora do voto, quando muitos eleitores vão às urnas sem saber em quem vão votar ou sabendo muito pouco daqueles que escolheram para merecer o seu voto.

Dados sobre as candidaturas

Para ajudar os eleitores a obter informações sobre os postulantes aos cargos eletivos, o TSE disponibiliza no portal da instituição a página DivulgaCandContas, um sistema que armazena diversos dados sobre as candidaturas registradas em todo o Brasil para as eleições de 2022.

A página apresenta informações detalhadas dos registros de candidaturas feitos à Justiça Eleitoral e também os dados socioeconômicos e gastos com companha de cada candidato. A ferramenta é atualizada em tempo real, pois os registros de candidaturas podem ser feitos até o dia 15 de agosto. 

A ferramenta do TSE é destacada em postagem da campanha Eleições 2022, publicada nas redes sociais da Alego, também desenvolvida com vistas a trazer informações importantes e ajudar o eleitor nessa importante decisão. 

A publicação detalha que a pesquisa na página pode ser feita a partir do nome do candidato. O eleitor terá acesso a informações como o nome e o número a ser utilizado na urna, partido, composição da coligação, grau de instrução, proposta de governo, descrição e valores dos bens declarados à justiça eleitoral e eventuais registros criminais.

Além disso, o DivulgaCandContas também disponibiliza dados sobre a prestação de contas dos candidatos, a exemplo das receitas dos doadores e fornecedores e a lista dos maiores doadores.

Também na postagem da Alego, os interessados são informados que a página divulgacandcontas.tse.jus.br é de livre consulta e que não necessita cadastro ou autenticação de usuário. 

A campanha “Eleições 2022” é desenvolvida pela Seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) da Casa e traz postagens semanais, no Instagram, Facebook e Twitter da Alego, sobre temas relacionados ao pleito eleitoral desse ano. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA