Política

Politizar está na final de maior evento Legislativo da América Latina

Publicado

em


Indicado pela presidência do Legislativo goiano, o Programa Politizar, da Assembleia Legislativa de Goiás, é um dos finalistas para concorrer ao prêmio Assembleia Cidadã, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na 24ª Conferência Nacional da entidade.  As votações para o concurso ocorrem nos dias 24, 25 e 26 de novembro, na modalidade presencial, para membros da Unale e parlamentares que prestigiarem o evento. A votação pode ser realizada também de forma on-line, por meio do site oficial da entidade. Para isso, é necessário se inscrever na conferência, por meio de cadastro disponível neste link.

Para o presidente do Parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB), o projeto possui grande relevância e requisitos para vencer. “Do Politizar saíram projetos que viraram leis em Goiás. É um programa que virou referência e eu não tenho dúvidas que tem uma condição muito boa de concorrência na Unale. Nós vamos fazer todo o esforço para voltar com o troféu”, frisa. 

O projeto

O programa Politizar é um projeto de iniciativa do Legislativo goiano, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que tem como objetivo aproximar estudantes universitários do Poder Público, especificamente, do Legislativo, além de contribuir com a formação cidadã e educação política dos acadêmicos.

Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro do Parlamento estadual. “O Politizar é um programa que deu certo aqui na Assembleia e virou referência para várias outras Casas Legislativas do país”, pontua Lissauer Vieira.

“Um programa que simula o parlamento, que traz estudantes e os aproxima a conhecer as tramitações da Casa Legislativa. Esse é um objetivo que temos na nossa gestão. Fazer com que as pessoas se interessem cada vez mais sobre os processos legislativos, sobre a tramitação destes processos e conheçam, de fato, a atuação do deputado e sua importância”, elucida o presidente da Alego. 

Reconhecimento

Coordenadora do projeto desde 2013, Mariza Barboza comemora a participação do Politizar no concurso e pede empenho para a população goiana, bem como aos deputados e servidores da Casa, para a conquista do título. “Caso venha a acontecer a vitória do Politizar, será a primeira vez que um projeto goiano vence . O Politizar, a cada ano, abrange mais municípios goianos e também há o crescimento do número de inscritos”, pontua.

De acordo com Mariza, foi enviado um material elucidativo a respeito do programa, para avaliação. O Politizar permaneceu, inicialmente, entre os sete finalistas. Nesta última etapa, o projeto desenvolvido pela Alego foi selecionado para estar entre os três finalistas. O trabalho ocupa a categoria de projetos especiais.

A coordenadora também destaca a importância da conquista. “Com isso abrimos novas janelas e novos projetos são criados. Havendo maior engajamento  da sociedade e abrangendo um número maior de jovens que entraram na política, alguns foram eleitos vereador, e hoje são nossos embaixadores que ajudam a divulgar o projeto”, frisa.

Diante da conquista em estar entre os finalistas do maior evento Legislativo da América Latina, Mariza destina seus agradecimentos a todos os envolvidos no desenvolvimento do Politizar. “Agradeço a todos os colegas da Alego, bem como a direção da Casa na pessoa do presidente Lissauer, por ter nos dado a oportunidade de participar do prêmio Assembleia Cidadã da Unale, e a todos que, durante todos esses anos, estiveram conosco em cada edição. A cada ano houve um aumento gradual no número de participantes, graças à dedicação e empenho de cada um dos colegas”, assinala.

A coordenadora agradece ainda aos alunos inscritos desde a primeira edição que desempenharam atividades de  monitores, instrutores, deputados, assessores, jornalistas e a toda equipe Politizar por seu engajamento. “À Escola do Legislativo, por ter aberto as portas para nosso crescimento, à UFG, pela parceria, e aos professores orientadores que fazem e fizeram parte da equipe. Agora, é torcer muito.”

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA