Política

Neste mês de agosto começa a disputa por votos. Prazo para convenções partidárias termina nesta 6ª-feira, dia 5

Publicado

em

Em 2 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Se nenhum dos candidatos a presidente e governador alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), ocorrerá segundo turno em 30 de outubro.

O segundo semestre do ano eleitoral, quando já estarão findados prazos para mudanças de partido, filiações a novas siglas, renúncia a cargos majoritários e realização de convenções partidárias, começa em agosto e é marcado pela disputa por votos, com a propaganda político-partidária nos meios de comunicação, autorizada pelo Justiça Eleitoral.  

A campanha eleitoral com comícios, distribuição de material gráfico, propagandas na internet e caminhadas está liberada a partir de 16 de agosto, enquanto as peças publicitárias em horário gratuito de rádio e televisão estão autorizadas entre 26 de agosto e 29 de setembro.

De 20 de julho e 5 de agosto é o prazo para as convenções partidárias, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Já a solicitação para os registros de todas as candidaturas deve o ocorrer até 15 de agosto. A propaganda eleitoral gratuita referente ao primeiro turno das eleições chegará às emissoras de rádio e TV no dia 26 de agosto.

Setembro

Todos os pedidos de registro de candidatura, inclusive os impugnados e seus recursos, devem ter sido julgados pelos tribunais regionais eleitorais até 12 de setembro.

O último dia para a realização de debate entre candidatos políticos no rádio e na televisão será dia 29 de setembro, data que também marcará o fim da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras. Já no dia 30 de setembro, se encerra a propaganda eleitoral paga também nos meios digitais e impressos.

Outubro

O prazo para campanha presencial dos candidatos — seja distribuição de material eleitoral, uso de alto-falantes, passeatas ou afins — se encerra no primeiro dia de outubro e no dia seguinte os eleitores irão às urnas. Em todo o país, simultaneamente, a votação começará às 8 horas e será encerrada às 17 horas, no horário de Brasília. A partir das 17 horas, serão divulgados os resultados da votação, incluindo votos em branco, nulos e abstenções.

A campanha para o segundo turno terá início no dia 3 de outubro, sendo que os candidatos poderão realizar comícios e utilizar aparelhos de som em público entre 8 horas da manhã e meia-noite. Além disso, a divulgação de propaganda paga na imprensa escrita e virtual voltará a ser liberada. Em 7 de outubro começa a propaganda eleitoral gratuita referente ao segundo turno nas emissoras de rádio e TV.

A realização de debate no rádio e TV entre os candidatos se encerrará em 28 de outubro, quando também será encerrada a propaganda eleitoral gratuita nas emissoras, e os anúncios pagos em jornais impressos e digitais. E no dia 29, os candidatos realizam seus últimos compromissos de campanha.

No dia de votação do segundo turno, em 30 de outubro, as urnas serão abertas de novo, em todo o Brasil, às 8 horas e fechadas às 17 horas, no horário da Capital Federal, sendo que a contagem dos votos começa assim que a votação for encerrada.

Dezembro

A justificativa dos eleitores que deixaram de votar no primeiro turno deve ser apresentada até o dia 1º de dezembro, em qualquer cartório eleitoral ou pelos serviços online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). 

Já o prazo final para a diplomação dos candidatos eleitos é o dia 19 de dezembro.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA