Política

“Investir nos nossos jovens é investir no futuro de Goiás”, disse Lissauer, no lançamento do programa Aprendiz do Futuro

Publicado

em


Respaldando as ações e iniciativas voltadas para o progresso do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB), prestigiou, na tarde dessa quinta-feira, 29, o lançamento do programa “Aprendiz do Futuro”, realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o projeto, aprovado na última semana pelo Legislativo goiano, visa selecionar jovens com idade entre 14 e 15 anos, nos 246 municípios, para aprendizagem e qualificação profissional em órgãos estaduais. Ao todo, serão ofertadas cinco mil vagas e as inscrições para o certame já começam no próximo domingo, 1º de agosto. 

Ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) e demais autoridades, o chefe do Poder Legislativo enalteceu a iniciativa que, segundo ele, contribuirá de forma positiva para o futuro de Goiás. “Esse importante programa é mais uma conquista para os nossos jovens que, agora, terão a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, contando com salário, vale alimentação, vale transporte e outros benefícios. Investir nos jovens é investir no futuro do nosso estado, aplicando os recursos com responsabilidade e construindo uma sociedade cada vez melhor”, destacou Lissauer Vieira.

Por sua vez, em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado salientou que o projeto evidencia uma mudança no cenário profissionalizante de Goiás e que tem como missão principal promover apoio àqueles que realmente precisam do Estado. “Serão cinco mil jovens que estariam excluídos da possibilidade de serem bons profissionais; que não teriam esperança de galgar uma posição melhor e ter uma condição de vida melhor. O programa tem que ser educativo e profissionalizante. Temos que dar oportunidade a esses jovens”, afirmou. 

Da mesma forma, a primeira-dama Gracinha Caiado defendeu que o Governo de Goiás está no caminho certo para cuidar das pessoas e reforçou que a atenção aos vulneráveis precisa estar acima de questões partidárias. “É a certeza da mão do Estado estendida àqueles que realmente precisam. O governador Caiado faz política com os políticos, e olha que ele é bom nisso. Agora, quando nós falamos em apoio social, o importante é o resultado. Não podemos fazer política com as pessoas que tanto esperam a mão estendida e apoio do Governo”, ressaltou. 

Durante a solenidade, Caiado também anunciou a entrega de cinco mil tablets para todos os jovens que participarão do Aprendiz do Futuro. O governador garantiu quatro mil equipamentos e a Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renaspi), parceira do Programa, mais mil unidades. Além disso, os participantes que apresentarem melhor desempenho serão contemplados com bolsas de estágio, na modalidade de intercâmbio, na Espanha.

Também prestigiaram o lançamento do programa o deputado estadual Henrique Arantes (MDB); os secretários de Estado Wellington Matos de Lima (Desenvolvimento Social), Bruno D’Abadia (Administração) e Tony Carlo (Comunicação); os presidentes Rivael Aguiar (GoiásFomento), Haroldo Naves (Federação Goiana dos Municípios – FGM – e prefeito de Campos Verdes) e Carlão da Fox (Associação Goiana dos Municípios – AGM –  e prefeito de Goianira); o prefeito de Anicuns, Paulo César  Nascimento; o vice-prefeito de Anicuns, Domingos Valadão; e o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio, entre outras autoridades. 

Programa Aprendiz do Futuro

Desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o programa Aprendiz do Futuro visa selecionar jovens com idade entre 14 e 15 anos, nos 246 municípios goianos, para aprendizagem profissional em órgãos estaduais. Os adolescentes contemplados com o projeto receberão uma bolsa no valor de R$ 516,66, vale-alimentação de R$ 150, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme. Além disso, cada participante receberá ainda um tablet para estudos. 

Para se inscrever no programa, o jovem precisa cumprir alguns requisitos, como estar em situação de vulnerabilidade econômico-social, ser estudante de escola pública ou bolsista, e ter renda familiar máxima de dois salários mínimos. As inscrições para o certame começam no próximo domingo, 1º de agosto, e seguem até o dia 15 do mesmo mês.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA