Cidades

Goiás é o segundo produtor nacional de cana-de-açúcar

Publicado

em


Goiás deve colher 73,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2021/2022, ocupando o posto de segundo maior produtor nacional. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e enfatizados na publicação Agro em Dados, do mês de junho, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo o boletim, o Estado deve ser responsável por 11,7% da produção nacional de cana-de-açúcar, e tem produtividade média estimada de 76,3 toneladas por hectare, o que representa aumento de 0,2% em relação ao ano anterior. Com isso, a estimativa do Valor Bruto de Produção (VBP) da cana-de-açúcar é de R$ 8,9 bilhões para o ano de 2021.

“É uma cultura importante e estratégica para Goiás”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “O Estado figura como segundo maior produtor de cana-de-açúcar do País e sua destinação, tanto para a produção de açúcar, quanto para a produção de álcool, mostra que o incentivo ao setor traz geração de emprego e também renda, uma vez que movimenta o setor industrial e também contribui na balança comercial goiana”, salienta.

Açúcar
Em relação à produção de açúcar no Estado, o boletim traz dados de estimativa de produção de 2,4 milhões de toneladas na safra 2021/2022. O Estado deve ser o quarto maior produtor de açúcar e participa com 6,3% da produção nacional.

Quanto às exportações, o Estado é o quinto maior exportador nacional, com um total de 76,7 milhões de dólares no acumulado de janeiro a abril. Os principais destinos são Indonésia (20,7%), Marrocos (15,2%) e Nigéria (12,1%).

Álcool

A produção de etanol a partir de cana-de-açúcar deve chegar aos 4,6 bilhões de litros na safra 2021/2022, tendo Goiás como segundo maior produtor nacional. As exportações, até agora, de janeiro a abril, somam 11,6 milhões de dólares e representam 13,2% das exportações do Complexo Sucroalcooleiro.

A maior parte do total exportado foi destinada à Coreia do Sul (86,1%). Aparecem, ainda, entre os compradores os Estados Unidos (8,8%), China (4,8%) e Austrália (0,3%).

O boletim Agro em Dados do mês de junho também traz como destaques números relativos à pecuária goiana, produção de leite, suinocultura e avicultura, produção de milho e cana-de-açúcar, além de informações relacionadas às ações das jurisdicionadas da Seapa – neste mês, destaque para a Ceasa. O boletim é produzido e distribuído gratuitamente de maneira digital no site da Seapa (www.agricultura.go.gov.br).

Acesse o boletim Agro em Dados de junho: https://www.agricultura.go.gov.br/files/AgroemDados21/JUNHO2021-AGROEMDADOS.pdf

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)  

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Prefeitura de Goiânia faz manutenção em iluminação, limpeza de bocas de lobo e reconstrução asfáltica em 60 bairros, nesta quinta-feira (19/05)

Publicados

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), atua, nesta quinta-feira (19/05), em mais de 60 bairros da capital. A pasta destaca 60 equipes para realizar os serviços de infraestrutura, tais como reparos em iluminação, limpezas de bocas de lobo, operação tapa-buracos, Projeto 630, pintura e serralheria, entre outros, em mais de 60 bairros da capital.

No total, 14 equipes de colaboradores cuidam da rede pública de iluminação nos setores Jardim das Esmeraldas, Parque Flamboyant, Vila Redenção, Pedro Ludovico, Condomínio Jardim das Oliveiras, Residencial Goyaz Parque, Ponta Negra, Goiânia Viva, Jardins do Cerrado, Recanto das Garças, Parque dos Buritis, Mundo novo, Parque Paineiras, Residencial Kátia, Recanto das Emas, Village Santa Rita, Jardim nova Esperança, Capuava e Vila João Vaz. Além do atendimento nos bairros, outras equipes atuam nas demandas emergenciais solicitadas pela população.

A limpeza de bocas de lobos é feita nos setores Jardim Presidente, Residencial Fidelis, Setor Bueno, Bela Vista, Serrinha, Sul, Leste Universitário, Marista, Residencial Atalaia e Ipê. Já o serviço de manutenção asfáltica avança com 10 equipes, composta por 71 operários, nos bairros: Setor Central, Residencial Solar Bougainville, Setor Bueno, Parque das Laranjeiras, Santa Cruz, Bairro da Vitória, Residencial Alice Barbosa, Jaó, São Judas Tadeu e Vila Canaã.

Além da operação tapa-buracos, a Prefeitura de Goiânia executa a reconstrução asfáltica na Avenida Esmeralda, Recanto das Minas Gerais e na Rua JC-15, no Jardim Curitiba.

A prefeitura realiza serviços de pintura na Base Operacional da Guarda Civil Metropolitana (Jardim Califórnia), confecção de ferragens na sede da Seinfra, manutenção de telhados nas dependências do Zoológico de Goiânia, serviços de pintura no Mercado Municipal de Campinas e no Paço Municipal, no Park Lozandes.

Outros serviços
A Seinfra disponibiliza profissionais para o trabalho de terraplanagem da Rua Crisântemo, no Parque Oeste Industrial, e na Alameda Pablo Neruda, no Residencial Serra Azul. A reconstrução da ponte na Avenida das Pirâmides, no Jardim Califórnia, recuperação de boca de lobo e meio-fio, em ruas dos setores Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras e Jardim Madri, estão na programação da pasta.

Também serão realizados, ao longo do dia, os serviços de demolição na Rua VC 21 APM, no Conjunto Vera Cruz, construção de caixa de poço de visita, na Rua Câmara Filho (Parque Oeste Industrial), manutenção da Estrada Nossa Senhora das Graças (Setor Chácara Bom Jesus), e a contenção de erosão no Rio Anicuns.

Os serviços da secretaria devem ser solicitados por meio do aplicativo Prefeitura 24h, ou pelos telefones (62) 3524-8363/3524-8373, e WhatsApp (62) 98493-7229.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Continue lendo

GOIÁS

MINAS GERAIS

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICA NACIONAL

MAIS LIDAS DA SEMANA