Minas Gerais

Gestores escolares preparam retomada das atividades presenciais

Publicado

em


A próxima segunda-feira (21/6) marcará o retorno dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental às salas de aulas. A retomada, que vem sendo planejada com todo o cuidado e segurança, vem depois de mais de um ano de escolas fechadas por causa da pandemia de covid-19. 

As escolas da rede estadual preparam uma volta segura para todos, independentemente da quantidade de alunos que retornarão. Parte desse cuidado é feita pelos gestores, em ações como intensificar a comunicação com os pais e responsáveis, encaminhar orientações e sanar todas as possíveis dúvidas.

A diretora Renata Gomes já preparou toda escola para receber os alunos (Foto: Arquivo pessoal)

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) reforça que a participação dos alunos nas atividades pedagógicas presenciais é uma decisão da família e não será obrigatória. Portanto, cabe ao responsável pelo estudante decidir sobre seu retorno presencial ou não.

Interatividade

Na Escola Estadual Marinho Silva, no município de Rio Piracicaba, região Central, o levantamento dos estudantes autorizados a participar das atividades presenciais já foi feito. A estimativa é de que, inicialmente, cerca de 50% dos alunos participem das atividades presenciais.  

Ao longo desta semana, a unidade de ensino reforçou – durante as atividades remotas – os protocolos que deverão ser seguidos e como será o ensino híbrido. Nas redes sociais da escola, também estão sendo postados vídeos e fotos das adequações.

“Estamos buscando, de todas as formas, repassar informações claras para os pais/ responsáveis e também para os alunos. Já encaminhamos fotos e vídeos para que as famílias fiquem seguras e sabendo que a escola está pronta para recebê-los”, destaca a diretora Renata Aparecida Gomes.

Checklist

Para a retomada das atividades presenciais, todas as escolas cumpriram uma lista de checagem criteriosa para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e produtos de higiene e limpeza.

A SEE/MG destinou recursos para as unidades escolares finalizarem a preparação e a compra dos itens necessários. Desde o começo do ano letivo, foram repassados mais de R$ 60 milhões para todas as escolas estaduais para essa finalidade.

Na Escola Estadual Professora Dona Preta, em Taiobeiras, Norte do estado, também já está tudo pronto para receber os estudantes. A unidade de ensino atende apenas alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A comunicação com os familiares já foi feita, como conta a gestora escolar, Lucimar Santos.

“Até então, no nosso levantamento, 60% dos alunos virão para a escola, mas a cada dia que passa mais pais entram em contato falando que querem retornar. Eles estão vendo tudo que temos feito e ficado mais seguros”, observa.

Retomada

Inicialmente, retornam às atividades pedagógicas presenciais alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas localizadas em municípios que estão nas ondas verde ou amarela do plano Minas Consciente, e nos quais a prefeitura não apresente restrições. 

Em 14/6, os profissionais voltaram às escolas para um momento de acolhimento e preparação para a chegada dos alunos.  

  • Confira, neste link, a lista das unidades de ensino que começam as atividades presenciais com os estudantes a partir de 21/6.

Confiança na escola

Priscila Oliveira é mãe dos alunos da aluna do 5º ano do ensino fundamental, Ana Victória Oliveira, e do aluno do 2º ano do ensino fundamental, Benjamin Oliveira. Ambos estudam na Escola Estadual Marinho Silva e receberam autorização para participar das atividades presenciais.

“Meus dois filhos irão para as aulas na próxima semana. Recebi as fotos da escola e da preparação que tem sido feita e acho que o retorno vai acontecer de forma segura. Vamos reforçar as orientações sobre os cuidados e vejo como necessária essa retomada das atividades”, afirma Priscila.

Ela também elogia a comunicação que tem sido feita pela unidade de ensino. “Está tudo muito bem explicado. Percebemos a preocupação da escola em proporcionar segurança para as famílias, crianças e para os profissionais”, conclui.

Em Taiobeiras, a diretora Lucimar aguarda ansiosa o retorno dos alunos. (Foto: Arquivo Pessoal)

A comunicação clara entre a escola e as famílias também dá segurança para Aline Messias Penna, mas, por enquanto, ainda não pode autorizar a participação do filho mais novo nas aulas presenciais por questões de saúde.

“Meu filho mais novo tem problemas respiratórios e está fazendo tratamento. Por isso ainda não vou autorizar a ida dele para a escola, mas ele sendo liberado poderá iniciar as atividades presenciais”, conta. “Sei que a escola está seguindo tudo direitinho e tem esclarecido todos os questionamentos dos pais”, afirma Aline, que é mãe dos alunos Daniel Freitas Penna (4º ano) e Gabriel Penna Matias (9º ano), que também estudam na Escola Estadual Marinho Silva.

Alvanete Alves Santos, do município de Taiobeiras, chegou a ficar receosa sobre o retorno do filho, Ronivon Júnior, às atividades presenciais na Escola Estadual Professora Dona Preta. Mas, ao ver como estava a preparação da unidade de ensino, mudou de opinião.

“Eu e meu marido gostamos da organização da escola. Sabemos dos cuidados necessários e estamos conversando com o nosso filho sobre isso. Não vejo motivo nenhum para não deixar. Além disso, precisamos aprender a conviver com a pandemia”, diz.

​Para garantir a continuidade dos estudos daqueles alunos que não retomarem as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial será mantido. Vale lembrar que a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

Comentários do Facebook

Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

Publicados

em


Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA