Distrito Federal

Evento discute retomada do turismo  

Publicado

em


A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, participou da abertura do 1º Fórum das Capitais, que contou com a presença de 53 secretários e dirigentes municipais de Turismo. A abertura do evento, organizado pela Associação Nacional  de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), foi realizada nesta segunda-feira (31), no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília, e contou também com a presença do presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, do secretário-executivo adjunto substituto do Ministério do Turismo (Mtur), Marcos José Pereira, e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MTur, Bob Santos.

Secretários de Turismo procuram a retomada do setor de forma segura e sustentável | Foto: Divulgação/Setur

Na abertura do evento, foi destacada a importância da troca de experiências e conhecimentos para se planejar a retomada das atividades do setor de Turismo e Eventos sob um novo olhar, acatando todos os protocolos de segurança sanitária em função da pandemia da covid-19.

“É tempo de ação e coragem. O Brasil é o país do futuro, mas precisamos decidir que esse futuro precisa ser amanhã e as decisões precisam começar hoje”, destacou Vanessa Mendonça, que também é diretora da Anseditur, sobre a necessidade imediata de enfrentamento das dificuldades impostas ao setor.

A secretária Vanessa Mendonça relatou também as dificuldades encontradas quando assumiu a pasta e ações que levaram Brasília a se tornar hoje um case de sucesso. “O nosso governador Ibaneis Rocha nos deu uma missão: servir cada cidadão do Distrito Federal. É esse lema que nos move. As dificuldades que os senhores estão tendo hoje, em função do momento, nós tivemos quando assumimos o governo.  Encontramos os equipamentos públicos de turismo abandonados”, disse.

“Vamos mudar o jeito de se fazer turismo no BrasilÂngelo Sanches, presidente da Anseditur

Novo jeito de fazer turismo

Ângelo Sanches iniciou a fala dizendo que Brasília recebeu o evento de braços abertos e avaliou que o encontro vai permitir que todos os presentes deixem um legado, pois o setor está unido para ser um dos primeiros a retomar as atividades pós pandemia.

Turismo é cuidar das pessoas e estamos sendo muito bem cuidados aqui”, afirmou Sanches. “Vamos mudar o jeito de se fazer turismo no Brasil. Fazer do Brasil um destino único, fazer com que o brasileiro cada vez mais conheça o seu país e fazer com que o estrangeiro bata palmas para o nosso Brasil”, completou.

O Ministro do Turismo, Gilson Machado, citou a interação e parceria crescentes entre o ministério e as cidades, uma vez que é nelas que tudo acontece. “Nós precisamos começar a ter orgulho do nosso país, pois o melhor negócio pós-pandemia vai ser o turismo, e o Brasil vai ser colocado em primeiro lugar nesse processo. Para isso, nossa gestão tem olhado para o trade, que gera emprego e renda”, afirmou o ministro.

O fórum

O 1º Fórum das Capitais segue até quarta-feira (2) com extensa programação. Nesta terça, os  participantes vão conhecer o case da Secretaria de Turismo do DF, a gestão e as conquistas que colocam a pasta como uma das mais inovadoras e eficientes de todo o país. Estão previstas reuniões com representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, e parlamentares do Congresso Nacional.

Para quarta-feira, reuniões com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, e com os presidentes das comissões de Turismo do Senado, senador Fernando Collor, de Alagoas; e da Câmara Federal, deputado Bibo Nunes, do Rio Grande do Sul.

O 1º Fórum das Capitais é organizado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e conta com a participação de 53 secretários e dirigentes de Turismo, entre os mais de 5 mil de todo o Pais. A Secretaria de Turismo do DF participou da reunião no Ministério do Turismo como convidada e cidade anfitriã.

Para a realização do evento estão sendo tomados todos os cuidados necessários e recomendados, como distanciamento, espaçamento entre as cadeiras no auditório, que teve sua capacidade de utilização reduzida, além do uso de álcool gel e de máscaras.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA