Distrito Federal

Estrutural vai ganhar novos acessos e faixa de aceleração

Publicado

em


Uma adequação no trânsito entre a marginal e a via expressa da Estrada Parque Ceilândia (EPCL/DF-095), também conhecida como Estrutural, vai melhorar a trafegabilidade de aproximadamente 20 mil motoristas que precisam acessar a rodovia.

DER entrega dois acessos com faixa de aceleração e desaceleração, entre a marginal e a via expressa, a partir de uma rotatória  | Foto: Divulgação/DER

“Nossa engenharia de trânsito já havia mapeado a necessidade da abertura desses acessos e da criação da faixa de aceleração para este trecho. E esses serviços já estão em execução”Fauzi Nacfur Junior, diretor-geral do DER/DF

Próxima à ponte sobre o Córrego Vicente Pires, inaugurada há uma semana, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) está executando a abertura de dois acessos com faixa de aceleração e desaceleração, entre a marginal e a via expressa, a partir de uma rotatória situada há aproximadamente 100 metros da nova ponte.

Essas aberturas possibilitarão o acesso da via marginal para a via expressa e da via expressa para a marginal, como já ocorre nas outras duas rotatórias já existentes na via marginal.

O serviço tem o objetivo de dar mais conforto aos motoristas oriundos de Vicente Pires. Um pouco mais adiante, logo após a ponte, na saída da Rua 1, também está em andamento uma faixa de aceleração entre a rua e a via expressa.

“Essas melhorias já eram previstas antes da inauguração da ponte. Nossa engenharia de trânsito já havia mapeado a necessidade da abertura desses acessos e da criação da faixa de aceleração para este trecho. E estes serviços já estão em execução”, esclareceu o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior.

A previsão é de que, em 15 dias, todo o serviço, incluindo colocação de meios-fios e sinalização horizontal e vertical esteja concluído.

Para o morador de Vicente Pires, Valter Gomes Castro, 74, a ponte já trouxe uma alternativa para a saída da cidade, e agora, com os novos acessos, vai ampliar essa opção. “Não há como fugir, as cidades vão crescendo, a frota de veículos também, e as pistas tem que ser adequadas. É bom ver que o governo está atento a isso e buscando sempre viabilizar mais comodidade para trafegarmos”, disse o aposentado.

Sobre a ponte

A ponte de 40 metros de extensão, com 170 toneladas de vigas metálicas, está situada entre a via marginal da Estrutural com destino à Estrada Parque Vale (DF-087), e liga a Rua 3 de Vicente Pires à Rua 1 do Jockey Club.

A estrutura teve investimento de R$4 milhões, e foi executada em pouco mais de um ano, beneficiando cerca de 20 mil motoristas de Vicente Pires e região.

*Com informações do DER

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA