Geral

Escola de Música prepara volta das aulas presenciais em março

Publicado

em


A Escola de Música de Brasília (EMB) faz os últimos preparativos para a retomada, em março, das aulas presenciais, diferentemente do que acontece nas outras escolas da rede pública de ensino. Pelas peculiaridades da música e a necessidade de manter protocolos diferenciados, as aulas por lá vão demorar mais um pouquinho.

O período de inscrição dos interessados em estudar na Escola de Música será de 24 de novembro a 5 de dezembro; as provas estão previstas para acontecer no dia 6 de dezembro | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Não seria possível cumprir todo o protocolo, pois não podemos deixar as portas e janelas abertas, como determinam as medidas sanitárias. O som de uma sala atrapalha a aula em outra”, explicou o diretor da instituição, Davson de Souza. A EMB oferece 79 cursos a 3 mil alunos, em três turnos.

O edital para o concurso de ingresso de novos alunos já foi lançado. As inscrições dos candidatos serão de 24 de novembro a 5 de dezembro e as provas estão previstas para acontecer no dia 6 de dezembro.

O recorde de inscrições marcou o curso de verão deste ano: 9.486 pessoas de todo o mundo participaram do evento virtual. Na edição anterior, foram 2 mil participantes

Aula on-line deu certo 

Ao contrário das demais instituições de ensino, não só do Brasil, mas de todo o mundo, a Escola de Música teve um aumento do número de alunos e redução das abstenções durante a pandemia. “Cerca de 30% de nossos estudantes são do Plano Piloto e os demais das outras regiões do DF e também do entorno. Muitos trancavam os cursos à noite porque moram muito distante da escola. Já com as aulas virtuais, eles puderam acompanhar”, explicou Davson.

Segundo o diretor, a boa experiência com as aulas virtuais fez com que a entidade passasse a considerar a possibilidade de propor ao Conselho de Educação e ao Ministério da Educação autorização para ofertar alguns cursos no sistema híbrido no próximo ano.

A professora de clarineta, Ika Jussara do Nascimento, disse que, apesar das dificuldades enfrentadas por alguns alunos, foi possível prestar um ensino de qualidade durante o período de aulas remotas. “Minhas aulas são individuais. Pude dar atenção, ouvir dos alunos quais eram as dificuldades deles”, disse.

“O ensino remoto foi um desafio que a escola conseguiu superar e fazer um excelente trabalho”Eli Santos, aluno de contrabaixo na EMB

Ao avaliar o retorno presencial, Ika comenta: “Meu instrumento é a clarineta. Para tocar é preciso tirar a máscara. Creio que alguns não vão voltar por questões de saúde. Mas em algum momento isso terá mesmo que acontecer”.

O servidor público Eli Santos, de 45 anos, estuda contrabaixo na EMB. Ele está pronto para o retorno das aulas presenciais, mas é só elogios para o período de aulas remotas. Aluno da instituição desde 2013, Eli disse que chegou a duvidar que fosse possível a realização de aulas de música a distância. “O ensino remoto foi um desafio que a escola conseguiu superar e fazer um excelente trabalho”, disse.

Sucesso na pandemia

A 42ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música, em fevereiro, foi um sucesso, justamente por ter sido virtual. Noventa por cento dos professores eram ex-alunos da instituição. O recorde de inscrições marcou o curso de verão deste ano: 9.486 pessoas de todo o mundo participaram do evento.

“Muitos que não conseguiam vir, por falta de dinheiro ou de tempo, puderam participar da versão virtual”, explicou o diretor da escola. Na edição anterior, em 2020, participaram 2 mil pessoas.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA