Geral

Defesa Civil alerta sobre chuvas intensas e ventos fortes no DF

Publicado

em


O Distrito Federal está em alerta de chuvas intensas. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que previu a possibilidade de fortes chuvas durante esta segunda-feira (29), além de ventos fortes, que podem chegar a 60 km/hora. A Defesa Civil também divulgou o alerta e fez recomendações para a população redobrar a atenção no período.

A recomendação é de que as pessoas redobrem a atenção neste período e estejam sempre alertas para a previsão do tempo, de forma a se precaver dos riscos decorrentes das fortes chuvas | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

E o GDF tem trabalhado para limpar os estragos feitos pelas chuvas. Desde junho, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) vem realizando ações de prevenção e de manutenção, visando o período de chuvas. As ações foram intensificadas nos últimos meses, com a limpeza de bocas de lobo, reposição de tampas de bueiros danificadas e desobstrução de redes de água pluvial.

17 milmetros de tubulação de rede de águas pluviais foram desobstruídos pela Novacap, entre outras ações preventivas

A empresa contabiliza a desobstrução de 17 mil metros de tubulação de rede de águas pluviais, limpeza de 3,2 mil bocas de lobos e 1.040 bueiros, reconstrução de 314 metros de tubulação e reparação de 585 bocas de lobos e 384 bueiros.

O Departamento de Parques e Jardins da Novacap também atua de forma preventiva, com a realização regularmente de podas no DF. Este ano já foram podadas mais de 60 mil árvores, retiradas cerca de 6 mil espécies que colocavam em risco a população e aparadas mais de 500 milhões de m² de grama, o que corresponde a 46 mil campos de futebol.

Monitoramento

A Defesa Civil faz o monitoramento dos alertas emitidos pelo Inmet. De acordo com a previsão de situações críticas no DF, o órgão adverte a população e, ao mesmo tempo, aconselha sobre as maneiras de o brasiliense colocar em prática ações básicas para a prevenção de riscos.

O órgão recomenda que a população redobre a atenção nesse período. Nuvens carregadas, trovões e ventos fortes já são sinais de que fortes chuvas estão a caminho, sendo necessário que as pessoas fiquem mais cautelosas, ensina o assessor especial da Defesa Civil, Deusdete Vieira de Souza Junior.

“Ao dirigir, aumente a distância do carro à frente, não atravesse locais com água acima do meio-fio, conheça pontos de riscos e tenha sempre em mente rotas alternativas”Coronel Tiago John, gerente de Proteção Comunitária da Defesa Civil

“Evitem locais que ofereçam riscos à integridade física, como áreas de alagamento, árvores e barrancos. Tenha sempre em mente, também, procedimentos que possam ser adotados antes da emergência, como uma saída rápida do local, caso o cidadão resida próximo a áreas de risco, como córregos ou rios”, recomenda Souza Junior.

O gerente de Proteção Comunitária da Defesa Civil, coronel Tiago John, reforça os cuidados que a população deve ter para se precaver de riscos no período de fortes chuvas. A primeira delas é a necessidade de que as pessoas fiquem sempre atentas à previsão do tempo – e não é somente por causa do guarda-chuva.

“Ao dirigir, aumente a distância do carro à frente, não atravesse locais com água acima do meio-fio, conheça pontos de riscos e tenha sempre em mente rotas alternativas”, aconselhou o coronel Tiago.

Em situação de emergência, o brasiliense deve sempre chamar o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, que faz o primeiro atendimento. A Defesa Civil também pode ser acionada em caso de risco, pelo número 199.

Mensagens

A partir do monitoramento dos alertas emitidos pelo Inmet, a Defesa Civil envia mensagens para a população advertindo sobre o tempo e a prevenção de riscos.

Para receber as mensagens, no entanto, o interessado deve fazer o cadastramento no serviço de alerta, enviando uma mensagem de texto para o número 40199, com o Código de Endereçamento Postal (CEP) da região.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA