Geral

Artesanato do DF marca presença em evento nacional

Publicado

em


A Setur-DF marca presença em exposição de artesanato no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, dentro da programação do evento Semana do Turismo – O Turismo na Ordem do Dia, aberto nesta terça-feira (28), em alusão ao Dia Internacional do Turismo, comemorado em 27 de setembro.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o presidente da Embratur, Carlos Brito, e a mestre-artesã Roze Mendes na exposição de artesanato do Turismo na Ordem do Dia | Foto: Renato Braga/Setur-DF

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o Ministério do Turismo (MTur) e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (CTur) são os realizadores do evento, que terá dez painéis abordando as perspectivas e tendências para o futuro dos mais variados segmentos de turismo.

“O setor do turismo foi um dos primeiros a serem atingidos em virtude da pandemia, mas está se recuperando de forma rápida por conta da união de todos”Carlos Brito, presidente da Embratur

As atividades acontecem no Espaço Mário Covas e nos Plenários 7 e 9 da Câmara dos Deputados, com a participação de autoridades do Legislativo e do Executivo, além de lideranças ligadas a entidades com atuação em âmbito nacional.

A abertura das comemorações contou com a presença do presidente da Embratur, Carlos Brito; do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Bacelar, e do vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos.

Também participaram a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, e a diretora-executiva do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), além de diversas autoridades do setor.

“O setor do turismo foi um dos primeiros a serem atingidos em virtude da pandemia, mas está se recuperando de forma rápida por conta da união de todos. Teremos a participação de autoridades e de entidades de grande relevância para um debate sobre o momento atual e sobre como devemos agir para garantir que o Brasil aproveite todo o seu potencial para o turismo”, disse Carlos Brito, durante o painel de Inauguração do evento.

“Nossas ações têm sido focadas na qualificação do artesão e para viabilizar espaços para exposição e comercialização dos seus produtos, que traduzem a alma da nossa cidade”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

Segundo o deputado Bacelar, um dos objetivos dos organizadores é chamar a atenção do Parlamento para a necessidade de aprovação de matérias que beneficiem e estimulem a retomada do setor, além de promover os destinos brasileiros e fidelizar os viajantes.

“Parlamentares, governos e empresários reconhecem a importância econômica do turismo, especialmente nos estados menos assistidos. Este é um dos setores econômicos cujo fortalecimento mais interessa ao Brasil. Hoje, a realidade do turismo vem até nós, em um evento único. Sim, o turismo está na ordem do dia da Câmara dos Deputados merecidamente, para o bem do Brasil ”, discursou Bacelar.

Em virtude de agendas no Nordeste brasileiro, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, enviou um vídeo à inauguração da Semana do Turismo reafirmando a importância da união de forças, incluídas as do governo federal, para a superação da pandemia.

“Celebramos ontem o Dia Mundial do Turismo, que neste ano é ainda mais especial. Após as restrições impostas pela covid-19, estamos vivendo a verdadeira retomada do turismo. Quando dizemos que o turismo está na ordem do dia é porque, pela primeira vez na história, um governo coloca o setor na agenda econômica do país”, ressaltou.

Esculturas de barro e de ferro, flores do cerrado e produtos associados ao turismo ficarão expostos até o encerramento, quinta-feira (30)

O ministro salientou, ainda, que a preservação do território nacional é o grande diferencial competitivo que o Brasil possui. “Chegou a hora do turismo brasileiro”, completou.

Artesanato

A exposição de artesanato da qual a Setur-DF participa reúne estandes de todas as regiões brasileiras. Esculturas de barro e de ferro, flores do cerrado e produtos associados ao turismo ficarão expostos até o encerramento, que vai acontecer na quinta-feira (30).

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou a importância de valorizar as manifestações culturais, que representam a alma de cada localidade. “Nosso governo trabalha para dar visibilidade ao artesanato local desde o início da gestão. Não houve um dia em que deixamos de trabalhar para fortalecer todos os segmentos do turismo em nossa cidade”, afirmou.

“Nossas ações têm sido focadas na qualificação do artesão e para viabilizar espaços para exposição e comercialização dos seus produtos, que traduzem a alma da nossa cidade. Os visitantes, ao vivenciarem boas experiências nas cidades, sempre querem levar uma peça de artesanato, que representa a lembrança dos momentos vividos”, acrescentou a secretária Vanessa Mendonça.

A Semana do Turismo tem o apoio da Anseditur, que realizou a mobilização para que os destinos turísticos pudessem expor peças de artesanato típicas nos estandes montados em frente à Biblioteca da Câmara dos Deputados.

Durante o painel de inauguração, as Baianas do Acarajé, a dupla sertaneja Tomás e Henrique, e um casal de jovens do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central realizaram apresentações para marcar a diversidade cultural do Brasil.

Os painéis da Semana do Turismo serão transmitidos pelo portal da Câmara dos Deputados, por link na página da CTur 

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA