Política

Alego Ativa acontecerá em Jataí

Publicado

em


A Assembleia Legislativa realizará, neste sábado, 27, a 11ª edição do programa itinerante Alego Ativa. A ação ocorrerá no município de Jataí, a 321 km da Capital goiana, na região Sudoeste do estado. O evento tem lugar na Feira Coberta, ao lado da Prefeitura da cidade, localizada no setor Santa Maria, a partir das 8 horas. A comunidade local terá acesso a diversos serviços gratuitos nas áreas jurídica, de saúde, de assistência social, além de cursos de empreendedorismo e oficinas profissionalizantes. A população também poderá contar com apresentações culturais e atividades de entretenimento para as crianças.

O Alego Ativa é uma iniciativa da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB). O objetivo é ampliar a representatividade do Parlamento estadual e o envolvimento dele com a sociedade. “Sabemos a importância desse projeto para fortalecer a relação do Legislativo goiano com os municípios e com a população, que é a grande beneficiada. São serviços, cursos e atendimentos que fazem a diferença e temos orgulho em poder realizar esse evento junto a grandes parceiros”, pontua o parlamentar.

“Estamos muito animados para essa próxima edição do Alego Ativa em Jataí, por ser na região Sudoeste, da qual sou representante. Não tenho dúvida do sucesso do evento, pois desde que retomamos, temos nos surpreendido positivamente a cada município que percorremos”, afirma Lissauer.

O Alego Ativa foi retomado no mês de setembro, após um ano e meio suspenso em razão da pandemia de covid-19. A ação, que foi a nona do programa itinerante, aconteceu em Goianira, na região Metropolitana de Goiânia (RMG), e realizou 7.649 atendimentos, distribuídos entre os 57 serviços oferecidos à comunidade, de acordo com a Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa de Leis.

Já a décima edição do programa (e segunda após a retomada) foi realizada em Morrinhos, no dia 23 de outubro. Na ocasião, foram contabilizados 4.881 atendimentos à comunidade. Para a ação desse sábado, a expectativa é atender às demandas da população jataiense, represadas durante o período de pandemia.

O assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia, diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio), e idealizador do Alego Ativa, Simeyzon Silveira, frisa a importância do programa para o Estado. “São vários os benefícios. É um evento muito completo, que traz benefícios imediatos para a comunidade, que oferta uma gama de atendimentos gratuitos ao público, em diferentes áreas. Além, ainda, ser uma oportunidade para ouvir, in loco, as lideranças da região, durante a audiência pública que é realizada”.

Simeyzon destaca que a 11ª edição conta, ainda, com a junção de forças do Legislativo e do Executivo municipal, o que, na perspectiva dele, contribui para uma boa execução do evento. “Essa ação vai ter o apoio total da Prefeitura de Jataí e da Câmara Municipal. Isso ajuda muito. Não tenho dúvida de que será uma edição com um ótimo resultado”, ressaltou.

Programação


A ação prevê a oferta de serviços como os seguintes: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento 1ª e 2ª vias, Registro Civil de Casamento (2ª via) e CPF. E, ainda: corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado. 

Na área de saúde, a população poderá contar com atendimentos de dentista, dermatologista, profilaxia da dengue, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consultas oftalmológicas com a Fundação Banco de Olhos (Fubog). Também será disponibilizada uma unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue, além de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), negociação de dívidas, atendimento jurídico ao produtor rural, dentre vários outros.

Além desses serviços, serão ofertados os seguintes cursos profissionalizantes: “Foto e vídeo para aumentar vendas”; “Primeiros socorros”; “Excelência de atendimento ao público”; “Como planejar uma empresa de sucesso” (com o Sebrae); “Como se tornar empreendedor individual”; “Aspectos tributários no agronegócio e as formas de financiamento privado”; e “Matemática para o Enem”.

Parceiros


A 11ª edição do Alego Ativa conta com 36 parceiros, dentre eles a Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Jataí, Prefeitura de Jataí, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).


E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Municípios já contemplados com as ações do programa Alego Ativa, iniciado no ano de 2019:

1ª Edição – Acreúna (31/5/2019
2ª Edição – São Simão (29/6/2019)
3ª Edição – Luziânia (31/8/2019)
4ª Edição – Alvorada do Norte (28/9/2019)
5ª Edição – Catalão (19/10/2019)
6ª Edição – Anápolis (30/11/2019)
7ª Edição – Niquelândia (14/12/2019)
8ª Edição – Itapuranga (29/2/2020)
9ª Edição – Goianira (25/9/2021)
10ª Edição – Morrinhos (23/10/2021).

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA