Geral

Wi-Fi Social chega à quadra 406 do Recanto das Emas

Publicado

em


Letícia Alves Madalena, 12 anos, sonha em ser psicóloga. Enquanto pensa no projeto com paixão, a menina busca doses de esperança, com o pensamento de não desistir ao que tanto almeja. Sem poder ir para a escola, por causa da pandemia da covid-19, a adolescente divide o aparelho celular, diariamente, com uma prima para fazer as aulas online.

Inauguração do Wi-Fi Social em Recanto das Emas faz parte de um projeto amplo da Secti para promover a inclusão digital e social no DF | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Nesta sexta-feira (25), Letícia comemorou a chegada da internet gratuita à comunidade da quadra 406, do Recanto das Emas. Aluna da 7ª série do Centro de Ensino Fundamental 405, a garota explica que precisa de acesso à rede digital para fazer as aulas, mas não pode pagar por esse serviço. “Assim fica mais fácil para estudar. Internet grátis é bom demais, porque a minha mãe está desempregada e não dá para pagar celular”, enfatiza a menina.

A chegada do projeto Wi-Fi Social à quadra 406 do Recanto das Emas vai beneficiar 200 famílias da região, pessoas em situação de vulnerabilidade e carência material. O banner e os adesivos com os dizeres “Aqui temos internet de graça para todos” já estão espalhados pela quadra.

“Queremos fazer de Brasília uma cidade inteligente. A nossa intenção é que a inclusão digital chegue a 10 mil famílias do DF”Gilvan Máximo, secretário de Ciência,Tecnologia e Inovação

“Agora cada um pode usar seu celular, sem se preocupar. Não dá nem para contar o número de vezes que as pessoas aparecem na minha casa só para me perguntar se tenho crédito para elas fazerem uma ligação”, confessa a moradora Maria de Fátima Borges dos Santos, 50 anos, 19 deles residindo no Recanto das Emas.

A diarista Vaneide de Moura, 53 anos, espera que, com o sinal gratuito, possa ajudar mais à neta, Camilly, de 11 anos. “Ela está na 5ª série e eu é que empresto o meu celular todo dia para ela estudar, pois não dá ainda para ter um aparelho só para ela”, conta.

Já a dona de casa Jaqueline Antunes de Souza, 39 anos, destaca a utilidade do sinal gratuito na informação sobre a covid-19: “É maravilhoso demais a internet grátis. A gente aqui não tem condições de pagar internet. Vai ser bom para os estudos e para buscarmos informações sobre a covid-19. Todo mundo tem que saber sobre essa doença terrível.”

Maria de Fátima, Borges, moradora do Recanto das Emas, comemora: “Agora cada um pode usar seu celular, sem se preocupar”

Inclusão digital

Para o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan Soares de Oliveira, é uma grande conquista a implantação de internet grátis nessa comunidade de renda tão baixa e carente. “É importante para que as pessoas possam buscar um trabalho e para que as crianças acessem as plataformas de suas escolas”, disse.

A inauguração do Wi-Fi Social em Recanto das Emas faz parte de um projeto amplo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) para promover a inclusão digital e social da população do Distrito Federal. Lançado em 2019, o projeto já instalou 57 pontos de internet gratuita no DF e contabiliza 70 milhões de acesso, aproximadamente.

“Essa é mais uma realização do governo Ibaneis Rocha, no sentido de democratizar a internet em todo o DF. Queremos fazer de Brasília uma cidade inteligente. A nossa intenção é que a inclusão digital chegue a 10 mil famílias do DF”, explicou o secretário de Ciência,Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA