Política

Virmondes quer garantir acesso à energia para captação de águas subterrâneas

Publicado

em


A fim de garantir o acesso à energia para captação de águas subterrâneas, por meio de política pública no estado de Goiás, o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) apresentou na Casa de Leis texto voltado ao tema, protocolado sob nº 8039/21. “O objetivo é equipar, com placas solares ou outras soluções de energia renovável, os poços tubulares profundos existentes em Goiás, que foram perfurados e não energizados por estarem em localidades isoladas, além de possibilitar a implementação de novos poços”, informa.

O deputado coloca que, assim, será possível levar às comunidades isoladas a condição de terem água e, consequentemente, uma vida melhor e sustentável, e ressalta a necessidade da política, que tem caráter de excepcionalidade e urgência, diante da grave crise hídrica pela qual passa Goiás e o país, de forma geral. 

Dentre importantes pontos assinalados na redação da propositura, a matéria assinala que o estado poderá utilizar recursos do tesouro para fomentar e implementação do que é previsto, com implantação através da empresa Enel. O texto ressalta ainda a importância do apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no que diz respeito às suas atuações específicas, para a implantação da política.

Energia solar

Conforme o texto da propositura em trâmite no Legislativo goiano, o artigo 2º trata da criação da Política Pública de Captação Energia Solar para Gerar Água, que, entre outras, prevê a realização de ações voltadas à instalação de unidades de microgeração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis em comunidades rurais ou periurbanas, instalação de sistemas solares para aquecimento de água em residências de famílias de baixa renda.

Já no artigo 4º ficou especificado que as ações da política pública irão beneficiar populações rurais ou periurbanas, para fins de seu próprio abastecimento de água e para dessedentação de animais, prestadores de serviços comunitários, agroindústrias de pequeno porte, e ainda, empreendimento de agricultura irrigada sob gestão de agricultor familiar.

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA