Geral

Variação na bactéria pode causar aumento da coqueluche

Publicado

em


Em projeto fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF), pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) identificou que a ocorrência de variações genéticas na bactéria causadora da coqueluche (Bordetella pertussis) podem ser responsáveis pelo aumento da incidência da doença no DF.

Pesquisadora da UnB identificou importância de aprimorar critérios na composição da vacina contra a coqueluche | Foto: Divulgação/FAP-DF

Principal característica da coqueluche são crises de tosse seca seguida do guincho, som produzido pelo estreitamento da glote

A coordenadora da pesquisa Identificação e vigilância das linhagens de Bordetella pertussis circulantes no Distrito Federal e Região, Tatiana Amabile de Campos, identificou que as linhagens da bactéria causadora de coqueluche circulantes no DF (sequence type fim3 e ptxP) são diferentes da linhagem utilizada nas vacinas contra a doença. “Esses dados apontam para a ocorrência de seleção vacinal, indicando a necessidade de utilização de outras linhagens para imunização”, destaca a cientista.

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível, presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises incontroláveis de tosse seca seguida pelo guincho inspiratório, que é o som produzido pelo estreitamento da glote. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018, 2019 e 2020 foram confirmados respectivamente 1.165, 1.523 e 229 casos da doença no país.

Linhagens

No Distrito Federal, de acordo com Informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES) de agosto de 2019, em 2018 foram notificados 210 casos suspeitos de coqueluche. O levantamento pode ser acessado no site da secretaria.

Para fazer a identificação e vigilância das linhagens de B. pertussis circulantes no Distrito Federal e região, entre 2007 e 2018, foi utilizada a tipagem molecular, realizada por meio da técnica de sequenciamento genético MLST/MLVA, bem como o delineamento epidemiológico das linhagens circulantes.

Durante o período do estudo, as linhagens da bactéria foram isoladas no DF e no Entorno. Esse trabalho, feito com a colaboração do Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal (Lacen), indicou um total de 141 linhagens circulantes, até agosto de 2018.

Deste total, a cientista identificou que 94 linhagens são do tipo fim3 e ptxP; todas as linhagens são do tipo ptxP3, enquanto a linhagem utilizada na produção de vacinas é a fim3-1/ptxP2.

*Com informações da FAP-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA