Distrito Federal

Um novo visual com a reforma das quadras 507 e 508 Sul

Publicado

em


Quem caminha pelas quadras 507 e 508, na W3 Sul, já percebe um novo visual. As obras, com novos estacionamentos e calçadas, devem ser as próximas a serem concluídas ao longo da Avenida W3 Sul. Nesta semana, os serviços por lá atingiram 60% de execução. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 2,537 milhões no trecho.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Na CRS 508, onde fica o Centro Cultural Renato Russo, o avanço das obras é grande. O piso modelo Fulget, similar à granitina, foi instalado em frente às lojas | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A proposta é reformar toda a icônica avenida, que já foi o ponto comercial mais disputado de Brasília. O custo total da reformulação de toda a região é de quase R$ 15 milhões, sendo que quatro quadras (509, 510, 511 e 512 Sul) já foram inauguradas no ano passado. Cerca de 800 empregos foram gerados em toda a empreitada.

“A revitalização da W3 Sul é parte fundamental do processo de recuperação do Plano Piloto que estamos fazendo”Luciano Carvalho, secretário de Obras

Na CRS 508, onde está localizado o Centro Cultural Renato Russo, o avanço das obras é grande. O piso modelo Fulget, similar à granitina, foi todo instalado em frente às lojas. O beco foi recuperado e um dos estacionamentos no fundo do comércio, na via W2, está novo e funcionando normalmente. Já a 507 teve o canteiro central concluído e o estacionamento de piso intertravado está na fase final.

Proprietário de uma loja de refrigeração, o empresário Bruno Coimbra, 37 anos, aposta em um novo momento do comércio com o fim das obras. “Está melhorando muito. O piso em frente às lojas era horrível e agora tenho certeza que vai aumentar a circulação de pessoas”, aponta. “Falta concluir o estacionamento para o cliente parar o carro e vir até os estabelecimentos com mais tempo e tranquilidade”, diz Coimbra.

Antônio Lúcio, 50 anos, é gerente de um empório com acesso pela W2 Sul. Para ele, as calçadas mais largas e acessíveis são o ponto mais positivo da reforma. “Eram estreitas demais, ruins para caminhar. E elas dão acesso às nossas lojas”, explica. “Parece que vão praticamente dobrar de tamanho”, revela, acertadamente. De acordo com a Secretaria de Obras, elas passaram de cerca de 1m de largura para 2,20m nas duas comerciais.

Outras nove quadras em obras

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) é a responsável pelo projeto de melhoria da avenida, atendendo a demanda de um perfil amplo de usuários do setor, desde pedestres a condutores de automóveis. A Secretaria de Obras, por meio de empresas terceirizadas, executa os serviços.

Beco da Avenida W3 Sul, na quadra 508, passou por obras de revitalização

“A revitalização da W3 Sul é parte fundamental do processo de recuperação do Plano Piloto que estamos fazendo”, observa o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “O objetivo é retomar o comércio na região e reviver os tempos áureos dessa importante via. Em dezembro deste ano, se Deus quiser, teremos uma W3 pronta e mais moderna”, afirma.

Além da 507/508 Sul, outras nove quadras (502, 503, 504, 505, 506, 513, 514, 515 e 516 Sul) também estão sendo totalmente reformadas . As obras são agrupadas em quatro lotes. A 502/503, por exemplo, já atingiu cerca de 45% de execução, segundo acompanhamento da Secretaria de Obras.

Os serviços em toda a via incluem a reforma dos estacionamentos, drenagem, nivelamento das calçadas com piso tátil e rampas, arborização e paisagismo, reforma dos becos entre os blocos, pintura e sinalização.

“Nova experiência na W3”

As melhorias estão sendo executadas com recursos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Na avaliação do presidente da empresa, Izidio Santos Junior, a nova W3 terá mais atrativos para o brasiliense. “A proposta é que a experiência prazerosa de lazer, convivência e consumo atraia maior fluxo de pessoas às lojas, gerando emprego e renda para a cidade”, destaca.

Estágio das obras:

507 Sul

Concluído:
– Canteiro central entre as pistas da avenida;
– Estacionamento e calçadas em frente aos blocos da SQS 307 (80% de conclusão)*;

Falta:
– Piso em frente ao comércio da W3 Sul;
– Vagas e calçadas nos fundos do comércio (W2 Sul);
– Becos da quadra;

508 Sul

Concluído:
– Piso em frente ao comércio da W3 Sul;
– Canteiro central entre as pistas da avenida;
– Estacionamento e calçadas em frente aos blocos da SQS 308;
– Beco da quadra;

Falta:
– Estacionamento da via W3 Sul;
– Vagas e calçadas nos fundos do comércio (W2 Sul).

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA