Geral

Tem 40 ou mais? Dose de reforço a partir desta sexta (26)

Publicado

em


“Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a primeira dose voltem para tomar a segunda”Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde

A partir desta sexta-feira (26), a dose de reforço da vacina contra a covid-19 passa a ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses. A vacinação no Distrito Federal segue rigorosamente as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Até a última quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde havia vacinado 183.516 pessoas com a dose de reforço.

O público com imunossupressão grave pode receber uma dose adicional após 28 dias da segunda dose. Hoje, o DF está abastecido com vacinas para alcançar todos os públicos na etapa atual da campanha contra a covid-19.

“A Secretaria de Saúde vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, porque só assim iremos garantir que tenhamos menos pacientes, internações e casos de morte. Em cima disso, a gente preestabeleceu a meta de imunizar 240 mil pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose e 250 mil pessoas acima de 12 anos que já estão aptas a receber a segunda”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, durante coletiva de imprensa nesta quinta (25).

Em coletiva à imprensa nesta quinta (25), gestores da Secretaria de Saúde reforçaram a importância da população se vacinar | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Ainda de acordo com o subsecretário, a pasta trabalha com uma meta de vacinação até dezembro. “Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a primeira dose voltem para tomar a segunda. Só aí já teremos 88% de cobertura e isso nos trará uma grande tranquilidade para o período de festas de final de ano”, pondera.

Flexibilizações

À medida que a vacinação contra a covid-19 evolui, o Governo do Distrito Federal avalia as condições para atenuar as regras impostas pela pandemia. O cenário atual é de redução no número de casos e óbitos, além da queda nas internações pela doença. Hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 65,38% e apenas 10% dos leitos de suporte ventilatório pulmonar estão com pacientes internados.

“As flexibilizações estão sendo trabalhadas há semanas de forma bem intensa. Estão sendo observadas as variáveis e condições que determinam o que os países europeus estão vivendo e temos alguns pontos de diferença entre os dois cenários”, destaca o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

“Sem sombra de dúvidas, o principal ponto é a qualificação de um Programa Nacional de Imunizações, que vem sendo estabelecido há vários anos. Temos uma cultura de imunização muito mais enraizada e um sistema de saúde capaz de descentralizar e capilarizar a vacinação e isso é único no mundo”, explica Damasceno.

Reforço com a vacina Janssen

Para aqueles que receberam a dose única da vacina contra a covid-19 será disponibilizada, em breve, uma dose de reforço. Vale ressaltar que não se trata de uma segunda dose e sim de um reforço vacinal. A Secretaria de Saúde informou que o DF ainda não recebeu os imunizantes da empresa Johnson & Johnson para aplicação da dose extra. Tão logo as vacinas cheguem à capital federal, os imunobiológicos serão disponibilizados à população.

“O Ministério da Saúde informou que a previsão de envio da dose de reforço da Janssen deve ser na segunda semana de dezembro. O DF fica no aguardo desse envio para iniciar esse reforço a todos que receberam a dose única da Janssen”, informou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

No próximo sábado (27), a Secretaria de Saúde vai promover outra ação, em locais públicos com grande circulação de pessoas, de busca ativa por aqueles que ainda não tomaram a primeira dose | Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES

Vacinação continua

Todas as salas de vacina estão abastecidas para atender o público do Distrito Federal. São diversos pontos abertos durante toda a semana e locais específicos aos finais de semana.

No próximo sábado (27), a Secretaria de Saúde vai promover outra ação, em locais públicos com grande circulação de pessoas, de busca ativa a pessoas que ainda não tomaram a primeira dose. Os locais serão divulgados nesta sexta-feira (26), juntamente com a relação de onde haverá oferta de segunda dose e dose de reforço.

Desta forma, haverá vacinação nas seguintes regiões:

  • Vicente Pires
  • Recanto das Emas
  • Sobradinho
  • Paranoá
  • Fercal
  • Ceilândia
  • Taguatinga
  • Estrutural

“A vacinação é o padrão ouro de combate à covid. Reforçamos aqui que quem ainda não se vacinou com a primeira dose, ou quem ainda não tomou a segunda dose, procure uma unidade de saúde. Essas doses estão disponíveis para que possamos fazer a cobertura, proteger melhor a nossa população e caminhar para próximo da normalidade”, afirma a subsecretária de Assistência Integral à Saúde, Paula Lawall.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA