Nacional

Tecnologia permite esterilização automática de ventiladores pulmonares

Publicado

em


Nova tecnologia permite que os filtros de ventiladores pulmonares usados em hospitais sejam esterilizados automaticamente. Atualmente, os filtros são trocados de forma manual, o que aumenta o risco de contaminação dos profissionais envolvidos, além de paralisar o uso do aparelho. 

A iniciativa é da startup Innovatus, de Campinas (SP), e foi apoiada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), por meio do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Salvador (BA). O protótipo desenvolvido mostrou eficácia da esterilização do ar por micro-ondas em 100% das amostras.

O ventilador pulmonar funciona de forma similar a um aspirador de pó. “Você fica aspirando e, com o tempo, no filtro tradicional, você tem que trocar de tempos em tempos. O aspirador de pó acumula sujeira e esse filtro [do ventilador pulmonar] vai acumular bactérias, vírus”, explica Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii. 

A nova tecnologia permite que os micro-organismos sejam eliminados com ondas eletromagnéticas. “Você passa o ar numa espécie de micro-ondas em que, dentro dele, você tem uma esponja com material cerâmico”, exemplifica o diretor. As ondas fazem com que o ambiente interno atinja temperaturas de 800 graus Celsius (ºC). 

Outra vantagem, segundo a Embrapii, é “não utilizar partes móveis ou filtros, o que simplifica a operação, reduz custos e elimina riscos de contaminação, numa abordagem diferente das soluções atuais que utilizam filtros convencionais”.

O objetivo do novo aparelho é aumentar a segurança nas unidades de Terapia Intensiva (UTIs), especialmente no contexto da pandemia de covid-19, mas também de outras infecções. O projeto foi selecionado em edital no primeiro semestre de 2020. A Embrapii apoia 60 projetos com foco em solução para a pandemia de covid-19, totalizando cerca de R$ 40 milhões.

O próximo passo do projeto é o desenvolvimento do produto final e que demanda novos investimentos. “Como é uma startup pequena, eles procuram parceiros inclusive para essa etapa. Estamos ajudando nisso: encontrar empresas brasileiras que produzem equipamentos médicos, que já tem essa experiência até na certificação, porque isso é algo que tem potencial muito grande para uso”, disse Pereira.

O diretor explica que a Embrapii incentiva a busca de patentes e propriedade intelectual, mas que os investimentos não preveem contrapartidas nesse sentido. “A gente entende que a nossa contribuição é ter um produto que vai ter um impacto importante no dia a dia das pessoas. A empresa, uma vez iniciando a produção, vai contratar gente, vai ter que ampliar quadro, geração de impostos, muitas vezes, depois que somar tudo, é ordem de grandeza acima daquilo que se investe.”

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

Secom anuncia empresas vencedoras da licitação de comunicação digital do Governo

Publicados

em

Objetivo da contratação é atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação, por meio de ações de comunicação digital que visam difundir ideias e orientar o público

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) anunciou, nesta quarta-feira, 24 de abril, as quatro agências de publicidade vencedoras da licitação de R$ 197,7 milhões para atender ao Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal.

Na sessão pública desta quarta, foi realizado o cotejo das notas atribuídas pela subcomissão técnica sorteada em março deste ano. A análise dos documentos de habilitação pela comissão declarou que as vencedoras da concorrência foram as empresas BR + Comunicação (consórcio BR&TAL), Usina Digital, ⁠IComunicação Integrada e ⁠Clara Serviços. Participaram da disputa 24 empresas.

Os contratos terão duração de um ano e podem ser prorrogados. O valor da licitação é global para as quatro empresas e será distribuído sob demanda, sendo realizada uma seleção interna para prestação dos serviços. A metodologia utilizada será disposta por meio do Manual de Procedimentos de Comunicação Digital.

As empresas selecionadas vão planejar, desenvolver e implementar soluções de comunicação digital, bem como realizar moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais, criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos e a implementação de formas inovadoras de comunicação.

O edital revela ainda que a contratação “tem como objetivo o atendimento ao princípio da publicidade e ao direito à informação, por meio de ações de comunicação digital que visam difundir ideias e princípios, posicionar instituições e programas, disseminar iniciativas e políticas públicas, informar e orientar o público em geral”.

Trata-se do primeiro processo de licitação de comunicação no modo de disputa da melhor técnica na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a Lei nº 14.133. É a primeira vez que a Secom promove uma concorrência desse tipo voltada à Comunicação Digital.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA