Política

TDAH em debate

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou na noite desta terça-feira, 16, uma audiência pública sobre  o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O encontro foi encabeçado pelo deputado Amilton Filho (MDB), em parceria  com a cientista política Ludmila Rosa, diagnosticada com o TDAH. 

O encontro, que teve lugar no auditório das comissões do Legislativo, contou com a presença de diversos profissionais da saúde e especialistas que debateram o assunto. 

Ao dar início ao encontro, Amilton Filho enfatizou que o objetivo da audiência pública era debater as condições e direitos relativos ao TDAH, ampliando a compreensão sobre o tema. “Estou muito feliz pela oportunidade de discutir esse assunto. Temos visto com muita alegria legislações importantes sobre isso, o que nos traz uma nova perspectiva sobre o tema.” 

O parlamentar ressaltou que, enquanto agentes políticos, os deputados devem não apenas promover esse tipo de debate, mas impedir que seja difundido a ideia de que uma ou outra lei “não pega”. Para ele, esse é um assunto que muitas vezes passa despercebido.

“Isso se justifica porque não temos políticas públicas efetivas sobre o tema. Nos falta, também, capacitação de profissionais da educação, com equipes qualificadas para atenderem nesse sentido. Nossa intenção é que possamos sair daqui com ações estratégicas sobre o que podemos propor ao Estado ou às secretarias sobre o assunto, haja vista que ainda nos faltam muitas orientações. Queremos ouvir, de cada um de vocês, suas experiências e conhecimentos para que possamos, cada vez mais, melhorar nossa atenção e do poder público”, afirmou.

Segundo a especialista em psiquiatria infanto-juvenil Roberta Lara, a pessoa diagnosticada com TDAH às vezes é vista como “burra”, “grossa” ou aquela que não dá atenção, que perde oportunidades e objetos. “Alguns estudos mostram que até 30% da criminalidade seria evitada se houvesse diagnóstico precoce. Sem contar as taxas de suicídio que sequer podem ser mensuradas”, explicou. 

Ela reforçou, ainda, que o tratamento precoce evita suicídio, gravidez precoce, obesidade, além de crimes. “Isso melhora a vida da pessoa e de toda a sociedade. O diagnóstico se faz necessário não apenas para buscar justificativas, mas para buscar soluções na intenção de que as pessoas possam atingir seu verdadeiro potencial.” 

Professora universitária e membro de Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Tatiana Takeda destacou que essa é uma condição que afeta de 3% a 6% da população brasileira. “Muitos nem sequer sabem que possuem o TDAH. Muitas dificuldades podem ser enfrentadas em casos de diagnóstico precoce. Para a OMS, esse é um assunto que deve ser cuidado, tratado e observado. Precisamos de pessoas preparadas para recebê-los nas escolas e nos demais espaços de aprendizado. Felizmente temos, hoje, uma norma federal que mostrou a importância de termos capacitação docente para lidar com esse público.” 

A psicóloga Raquel Borges disse que sua vida mudou após o diagnóstico. “Sou uma antes do tratamento e outra depois. Vamos resgatando o passado e lembrando de algumas situações que poderiam ter sido evitadas. O diagnóstico precoce possibilita que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Agradeço por ter tido uma boa estrutura e não ter tomado outros caminhos. Sabemos que existe uma prevalência em relação ao uso de drogas, em relação àqueles que, infelizmente, não possuem  condições de acompanhamento.”

O presidente da Associação Goiana de Dislexia e Déficit de Atenção (AGDDA), Rodrigo Gondim, também participou do encontro e defendeu a implantação de políticas efetivas dentro da área educacional e de saúde. 

O que é o TDHA

O TDAH é um transtorno neurobiológico de origem genética. Tal condição aparece na infância e pode atingir cerca de 3% a 6% das crianças. Ele caracteriza-se por ser um padrão persistente e severo de desatenção, impulsividade e hiperatividade que, normalmente, se manifesta antes dos 7 anos de idade e que pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida.

A pessoa com essa condição apresenta problemas no desenvolvimento, na interação social e no contexto educacional e profissional. Esse transtorno é, com frequência, alvo de preconceito e, muitas vezes, mal compreendido. O diagnóstico é clínico e os sintomas, por não serem perceptíveis em exames laboratoriais, muitas vezes são negligenciados, o que causa muitos problemas para aqueles acometidos por essa condição, em especial, as crianças.

A literatura tem reconhecido a hereditariedade como um componente importante para gerar predisposição ao desenvolvimento da doença. Além disso, o uso de cigarro, álcool e outras drogas durante a gestação parece ser um fator que aumenta a vulnerabilidade para o desenvolvimento do transtorno em crianças.

Estudos científicos demonstram que as pessoas com TDAH apresentam alterações na região frontal e suas conexões com as demais partes do cérebro. A região frontal é responsável pelo controle de comportamentos inadequados, bem como relaciona-se com a memória, capacidade de prestar atenção e de organização.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA