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Seduc lança programa de busca ativa escolar em parceria com prefeituras, Instituto Unibanco e Unicef

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A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realiza, nesta-feira (18/10) o seminário “Diálogos sobre Busca Ativa: Acolher para Permanecer”. Realizado em parceria com o Instituto Unibanco, o evento marca o lançamento do Guia de Busca Ativa da Seduc e visa fortalecer a metodologia como estratégia de combate à evasão escolar na rede pública estadual de ensino.

Na oportunidade, o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, ministrará uma palestra sobre a legislação vigente relativa à busca ativa escolar e ao direito de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes. A fala será destinada aos coordenadores regionais de Educação, secretários municipais de Educação e gestores escolares que comporão o público do evento.

O seminário será aberto pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e contará, ainda, com a presença da primeira-dama de Goiás e madrinha da Educação, Gracinha Caiado, que falará sobre a importância do Programa Mães de Goiás. Lançado em setembro deste ano pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), o programa atende famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado. O evento será realizado a partir das 9h30 da manhã, no auditório da Seduc.

Serviço:
Assunto: Seminário de Busca Ativa Escolar e lançamento do Guia de Busca Ativa da Seduc
Data: Segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Horário: 9h30
Local: Auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – (Av. 5ª Avenida, quadra 71, nº 212 – Setor Leste Vila Nova – Goiânia-GO)

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Fonte: Governo GO

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Cidades

ComunicaBR ganha atualização com dados municipalizados do Novo PAC Seleções

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Governo Federal aprimora navegabilidade e reformula eixo de Infraestrutura da plataforma de transparência ativa. Cidadãos podem gerar cards com as obras contempladas na sua cidade

ComunicaBR foi atualizado para aprimorar a navegabilidade da plataforma online de transparência ativa e ampliar a divulgação de informações sobre programas e ações do Governo Federal, especialmente referentes à área de Infraestrutura.

A nova atualização do portal apresenta os cards com dados divididos por eixos temáticos. Deste modo, a barra de rolagem fica mais curta e os cards demoram menos tempo para carregar.

O eixo de Infraestrutura voltou a contar com dados sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. Também foram acrescentados as obras e equipamentos aprovados no Novo PAC Seleções nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura Social e Inclusiva e Saúde.

As 16 modalidades, de um total de 27 previstas no Novo PAC Seleções, somam R$ 23 bilhões em investimentos e são executadas pelos ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil.

Estados e municípios tiveram participação ativa na iniciativa, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 6.778 obras e equipamentos foram selecionados nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.

Confira a divisão dos investimentos do Novo PAC Seleções:

  • Saúde: 2.875 projetos e R$ 11,6 bilhões
  • Educação, Ciência e Tecnologia: 3.363 projetos e R$ 10,7 bilhões
  • Infraestrutura Social e Inclusiva: 300 projetos de Cultura (R$ 430 milhões) e 240 de Esporte (R$ 360 milhões)

FUNCIONAMENTO — Devido ao elevado volume de informações de temáticas diversificadas, o eixo de Infraestrutura foi dividido em subeixos. Já as abas de Relatórios e Panfletos permaneceram sem alterações.

Ao entrar no site do ComunicaBR, o internauta pode escolher o nível territorial dos dados que quer acessar: nacional, estadual ou municipal. Depois, seleciona se quer visualizar os dados por cartões, relatórios ou panfletos. A plataforma também permite que o internauta baixe um arquivo em PDF com os dados visualizados.

TRANSPARÊNCIA — O ComunicaBR foi criado em 2023, em parceria entre o Gabinete Pessoal do Presidente da República, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O portal ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

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