Geral

Saúde mental deve ser debatida de forma permanente

Publicado

em


No primeiro mês do ano, o tema da saúde mental fica em evidência. Os debates da campanha Janeiro Branco visam alertar e sensibilizar sobre a importância do cuidado com esse aspecto. Mas a diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Vanessa Soublin, defende que o assunto não deve ficar restrito a uma data, mas gerar uma discussão permanente.

“Entendemos que o debate em saúde mental deve se dar ao longo de todo o ano com ações contínuas no cuidado empático e constante, desvinculando a promoção de ações e reflexões a meses específicos”, propõe Vanessa.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços especializados de saúde mental inseridos na comunidade e funcionam sem a necessidade de encaminhamento | Foto: Luiz Fernando Cândido/Região de Saúde Leste

A diretora elenca que ao longo do ano ocorrem palestras, oficinas, cursos, workshops, grupos terapêuticos, práticas integrativas em saúde, caminhadas, rodas de conversa, entre outras atividades. As diversas ações desenvolvidas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Distrito Federal serão divulgadas durante o ano para que a população esteja informada sobre como obter atendimento. Acompanhe o #365diasdesaúdemental nas redes sociais da Secretaria de Saúde e fique por dentro dos serviços e das ações realizadas.

Rede de cuidado

“Os serviços de Atenção Primária do Distrito Federal são os ordenadores do atendimento e os responsáveis pelo encaminhamento aos demais serviços, quando necessário”Vanessa Soublin, diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde

Vanessa explica que as condições relacionadas à saúde exigem a prestação de serviços adequada ao ciclo de vida da população e a agravos específicos. Dessa forma, o cuidado deve ocorrer por níveis de atenção à saúde – primária, secundária e terciária – com especificidades relacionadas a cada caso.

“A orientação é que o usuário esteja vinculado à unidade básica de saúde (UBS) responsável pelo seu território, pois os serviços de Atenção Primária do Distrito Federal são os ordenadores do atendimento e os responsáveis pelo encaminhamento aos demais serviços, quando necessário”, indica a diretora.

Na UBS a pessoa é avaliada e classificada quanto ao risco psicológico. As equipes generalistas contam com o suporte de profissionais especializados em saúde mental, e o encaminhamento para outros serviços poderá ser realizado, caso necessário, de acordo com a natureza da demanda, mantendo-se o acompanhamento geral de saúde também na Atenção Primária.

Já os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços especializados de saúde mental inseridos na comunidade e funcionam de porta aberta, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento. “Esses equipamentos de saúde são destinados a pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive do uso de álcool ou drogas”, pontua Vanessa. Saiba aqui onde estão localizados os Caps no DF.

Para situações de crise aguda relacionada a sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais ou abuso de drogas, os usuários deverão ser assistidos nos hospitais gerais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Por fim, a diretora ressalta que o DF conta com um serviço de saúde mental pioneiro em todo o Brasil, o Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Nusam/Samu), com funcionamento 24h, incluindo finais de semana e feriados.

Criado em 2016, o Nusam é composto por equipe especializada em saúde mental. Os profissionais atendem de forma presencial e a distância, por meio do telefone (192), demandas relacionadas a transtornos psicológicos, como depressão, surto psicótico, além dos casos de tentativas e pensamentos suicidas.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA