Geral

Saúde faz 5.214 cirurgias no segundo mês pós retomada de procedimentos

Publicado

em


O número de cirurgias eletivas realizadas em toda a rede pública de saúde do Distrito Federal tem aumentado gradativamente à medida que a vacinação contra covid-19 é ampliada, tendo em vista que o número de internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias por conta da doença estão diminuindo. A retomada das cirurgias eletivas que não necessitam da reserva de leito de UTI pós-cirúrgico foi autorizada pela Secretaria de Saúde desde 4 de maio de 2021.

Estima-se que de junho para julho provavelmente ocorra um aumento ainda maior nestes números de procedimentos realizados, pois os leitos de UTI eletivos serão devolvidos para cada hospital progressivamente | Foto: Arquivo/Iges-DF

No período de 4 de junho a 4 de julho foram realizadas um total de 5.214 cirurgias, entre eletivas e de urgência/emergência. Destas, foram 1.581 cirurgias eletivas, sendo 60 delas realizadas nos centros obstétricos (CO). Já o número de cirurgias de urgência/emergência foi de 3.633, quantitativo bem maior ao registrado no primeiro mês de retomada, que foi de 2.133.

No primeiro mês após a retomada, foram realizadas um total de 1.245 cirurgias eletivas de pequeno e médio porte em centros cirúrgicos (CC) de toda a rede. Já no segundo mês, o número registrado foi de 1.521 procedimentos eletivos em centros cirúrgicos.

Segundo a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, estima-se que de junho para julho provavelmente ocorra um aumento ainda maior nestes números de procedimentos realizados, pois os leitos de UTI eletivos serão devolvidos para cada hospital progressivamente.

“As cirurgias eletivas de grande porte serão retomadas agora, pois à medida que desmobilizamos o número de leitos de UTI Covid conseguimos devolver esses leitos para a assistência não-covid, e nisso retomamos todos os outros serviços assistenciais, como leitos que eram destinados para trauma, coluna, ortopedia, cirurgias de grande porte”, explica.

O objetivo é centralizar os casos de covid-19, à medida que forem diminuindo, nos hospitais de campanha. Recentemente, o GDF inaugurou mais três unidades (Gama, Ceilândia e Autódromo de Brasília), com 300 Leitos de Suporte Pulmonar Ventilatório, o que ajudou a desafogar o fluxo dentro dos outros hospitais da rede.

Raquel destaca que as filas para cirurgias estão em processo regulatório pelo Complexo Regulador de Saúde. “Observamos que na pandemia essas filas cresceram bastante e com essa retomada foi observado que alguns pacientes estão com exames atrasados e tem todo um processo de atualização destes exames e do preparo do paciente até o procedimento cirúrgico, até que ele realmente seja efetivado”, informa.

De acordo com a gestora, as cirurgias de pequeno e médio porte avançaram bastante nesses dois meses de retomada, e a expectativa é que as cirurgias de grande porte avancem a partir de agora com a retomada de leitos de UTI cirúrgicos eletivos.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA