Geral

Rock, artesanato e flores exaltam o turismo em Brasília

Publicado

em


Os artesãos que estão expondo seus trabalhos na Feira do Artesanato e das Flores, ao lado do Espaço Cássia Eller, no Eixo Monumental, celebram a retomada dos eventos e a oportunidade de recuperação das vendas para o Natal. Com praça de alimentação e shows gratuitos, a feira, promovida pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, conta com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), da Emater e da Administração Regional do Pano Piloto.

Durante a feira, produtos artesanais de artistas locais tiveram boa procura | Foto: Divulgação/Setur

O movimento está levando esperança aos 12,4 mil profissionais cadastrados pela Setur no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). No sábado (13), cerca de 180 artesãos celebraram as vendas realizadas durante a Feira de Artesanato e das Flores. A feira começou na quinta (11), e segue até segunda-feira (15), das 10h às 22h, no Espaço Funarte, ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental, com entrada livre.  Por conta da pandemia de covid-19, o uso de máscara é obrigatório no local.

“É uma iniciativa muito legal ter essa programação, que pode trazer benefícios e desenvolvimento aos artesãos” Fernando García Casas, embaixador da Espanha

O setor do artesanato, um dos mais afetados no segmento comercial durante a pandemia, conta com espaços como a feira para garantir as vendas de final de ano. É o caso da artesã Tânia Rodrigues, que disse ter feito boas vendas durante os dois dias de evento. “As pessoas estão acolhendo o artesanato, estão contribuindo, fazendo as compras dos presentes natalinos para nos prestigiar”, contou. “Eu estou sentindo isso, estou tendo um resultado fantástico com a feira, e quero muito agradecer à Setur por apoiar e incentivar o nosso trabalho”.

Arte e cultura

A convite da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, embaixadores visitaram a feira para prestigiar o trabalho do artesanato da capital e conhecer a cultura da cidade. “É uma iniciativa muito legal ter essa programação, que pode trazer benefícios e desenvolvimento aos artesãos”, afirmou o embaixador da Espanha, Fernando García Casas.

A titular da Setur também comemorou o bom resultado da iniciativa. “Hoje temos 12 mil artesãos credenciados em Brasília, quase 5 mil em atividade”, enumerou. “Somente este ano, de janeiro a setembro, emitimos 2,3 mil carteiras. Com esse documento, o portador pode participar de todas as feiras nacionais e internacionais nas quais a Setur tenha participação, e é uma alegria ver os artesãos realizados, vendendo seus produtos”.

Poder comercializar seus produtos em uma área de grande movimento, com apoio do governo, também é motivo para a artesã Rute Regina, que, durante a feira, recebeu da secretária de turismo a Carteira Nacional de Artesanato. “Agora eu posso chegar aos locais e me identificar como artesã, vou participar das grandes feiras, produzir ainda mais, estou muito feliz e grata”, declarou.

Capital do rock

Na noite de sábado (13), a atração foi centrada na música. O guitarrista Kadu Lambach, que participou da formação inicial do Legião Urbana, subiu ao palco e interpretou músicas inesquecíveis da banda. “É maravilhoso voltar a sentir o público e saber que existe uma secretaria de Estado com que a gente pode contar”, disse. “Brasília é sim a capital do rock, a gente ama essa cidade”.

Da Plebe Rude, o vocalista e guitarrista Philippe Seabra, que participou do show, também se manifestou. “Esse é o quarto show que realizamos com a equipe técnica completa desde o início da pandemia, seguindo todos os protocolos, levando a bandeira do rock de Brasília que a gente carrega, e fazendo uma menção especial à Rota do Rock”, disse.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA