Política

Reunião da CCJ nesta 3ª-feira

Publicado

em

Os parlamentares membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego se reúnem nesta terça-feira, 28. Na pauta, nove processos de autoria parlamentar aptos à votação e 14 habilitados à distribuição. Sob a coordenação do deputado Dr. Antonio (UB), presidente do colegiado, a reunião terá início às 14 horas, na sala das comissões. 

A reunião será transmitida pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube, poderão ser acompanhados pela população em geral e imprensa. 

Projeto que preconiza a retirada de todo tipo de açúcar do cardápio das escolas da rede pública estadual está habilitado à votação. Com parecer favorável da relatoria, o texto do deputado Henrique Arantes (MDB), protocolado sob nº 8845/21, visa estimular a adoção de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, à prevenção da obesidade, à promoção da saúde e à construção de hábitos alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.

Arantes ressalta a importância de se estender essa proibição para todas as escolas, independentemente da faixa etária, pois o prejuízo acarretado pelo consumo de açúcar não afeta apenas as crianças de até 3 anos, mas a população de forma geral. “É grande o desafio de concretizar as mudanças e os ajustes necessários nos cardápios, porém necessários”, defende o legislador. 

Yocihar Maeda

A denominação de Yocihar Maeda à sala da Agência Assembleia de Notícias do Palácio Maguito Vilela, proposta pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), no texto do processo nº 1395/22, em homenagem ao fotógrafo, servidor da Casa Legislativa por mais de 30 anos. 

Na justificativa, o parlamentar destaca que sua proposta leva em consideração “a competência, dedicação e pela atenção que dispensava a todos, o que fez com que fosse referência entre os colegas de profissão, além de respeitado pelos outros servidores e parlamentares”.

Helio complementa ao reiterar que o carinho despertado por Maeda nos servidores da Alego também se manifestou na denominação do Concurso Fotográfico na Assembleia Legislativa. “Um dos fotógrafos mais requisitados pelos deputados estaduais, diretores e colegas da Casa”, afirma. 

Por fim, o deputado enuncia as qualidades do ex-colega. “Era um funcionário extremamente organizado e metódico, amante da leitura, gostava de desenhar, apesar de não ter feito curso na área, atuante na igreja que frequentava, amava realizar passeios com a família, além de dedicar parte do seu tempo aos netos. Muito prestativo, estava sempre pronto para ajudar a quem a ele recorria”, rememora. 

Favorável

Processo nº 8845/21 – Deputado Henrique Arantes – Obriga a retirada de todo tipo de açúcar do cardápio das escolas estaduais. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 1282/22 – Deputado Henrique César – Declara de utilidade pública o Instituto Resgatando Vidas e Restaurando Famílias (Refam), com sede no município de Novo Gama-GO. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 1395/22 – Deputado Helio de Sousa – Denomina Yocihar Maeda, a sala da Agência Assembleia de Notícias do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no Park Lozandes, Maeda Relatado pelo deputado Rubens Marques. 

Processo nº 1941/22 – Deputado Amauri Ribeiro – Disciplina a exploração comercial por barraqueiros, ambulantes, feirantes e similares nos eventos fomentados, de forma direta com recursos públicos. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 1958/22 – Deputado Talles Barreto – Determina a distribuição gratuita de repelentes nas unidades públicas de saúde, para as mulheres gestantes. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 2204/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Cavalgada Ecológica de Novo Brasil. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 2207/22 – Deputado Thiago Albernaz– Dispõe sobre o reconhecimento do município de Itauçu como a capital goiana do salgado. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 10100/22 – Deputado Francisco Oliveira e outros – Concede Título de Cidadão Goiano a Wellington Matos de Lima. Relatado pelo deputado Rubens Marques. 

Processo nº 10139/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Altera a lei n° 9.785, de 7 de outubro de 1985 para dispor sobre a prestação dos serviços de assistência judiciária e de defensoria dativa. Relatado pelo deputado Rubens Marques. 

Distribuição

Processo nº 10220/22 – Deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento da Folia de Santo Reis, realizada no município de Jesúpolis, como patrimônio cultural e imaterial goiano.

Processo nº 10222/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política de Acesso à Justiça e Fomento ao Advogado Iniciante.

Processo nº 10223/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Altera a Lei n° 17.119 de 27 de julho de 2010 sobre a unidade de medida de oferta de produtos.

Processo nº 10224/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Torna obrigatória a identificação dos entregadores e prestadores de serviços que se utilizem de motocicletas.

Processo nº 10226/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Declara de utilidade pública a Associação de Equoterapia Reabilitando Vidas, com sede no município de Bela Vista de Goiás.

Processo nº 10227/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara de utilidade pública a Associação Solidária Amigos de Simolândia (Asas), com sede em Goiânia. 

Processo nº 10228/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara de utilidade pública o Instituto Fila da Catarata, com sede em Goiânia. 

Processo nº 10229/22 – Deputado LIssauer Vieira – Declara de utilidade pública a Associação Família Santa, com sede Goiânia.

Processo nº 10236/22 – Deputado Chico KGL – Declara de utilidade pública a Associação Desportiva Aston Vila (Adav), com sede no município de Planaltina. 

Processo nº 10237/22 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública o Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Uruaçu Goiás, com sede naquele município.

Processo nº 10238/22 – Deputado Bruno Peixoto – Institui o Dia Estadual do Profissional de Logoterapia e Análise Existencial. 

Processo nº 10239/22 – Deputado Bruno Peixoto – Institui o Dia Estadual do Profissional de Recursos Humanos.

Processo nº 10240/22 – Deputado Rubens Marques – Altera a Lei n° 20.873, de 8 de outubro de 2020, que institui a Política de Atenção e Direitos ao Portador de Síndrome da Fibromialgia e Doenças Reumatológicas.

Processo nº 10249/22 – Deputado Lucas Calil – Declara como Patrimônio Cultural a Exposição Agropecuária e Industrial de Ipameri (ExpoIpameri). 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA