Distrito Federal

QNM 38, em Taguatinga, ganha PEC e parquinho infantil reformado

Publicado

em


Em comemoração aos 63 anos de Taguatinga, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu de presente para a comunidade da QNM 38, na região do M Norte, um novo ponto de encontro comunitário (PEC) e a renovação do parquinho infantil, ambos localizados no terreno vizinho à Feira Permanente. O investimento nas duas melhorias foi de aproximadamente R$ 200 mil.

Todos os brinquedos e a areia do parquinho foram trocados, que ganhou um novo sistema de drenagem e também novos alambrados. Ao redor dele, novos bancos de concreto foram instalados. Ao lado do parquinho, o novo PEC também foi devidamente estabelecido no terreno, com equipamentos novos e pintados prontos para receber a população.

Todos os brinquedos e a areia do parquinho foram trocados, que ganhou um novo sistema de drenagem e também novos alambrados  Foto: Acácio Pinheiro/ Agência Brasília

Moradora da QNM 38, a aposentada Sônia Abreu, 63 anos, aprovou o serviço realizado no parquinho infantil para o lazer de seus três netos (Sara, 9; Levi, 4; e Arthur, 3) e quer que a população preserve o local.

“Era necessário esse serviço, estou torcendo para que permaneça assim. As crianças não tinham um local de lazer apropriado, isso aqui é perfeito”, comenta.

Outro ponto comemorado pelos moradores da região foi a troca dos brinquedos, como ressalta a aposentada Valéria de Machado, 60 anos.

“Precisava de algo definitivo e seguro para as crianças. Fiquei muito feliz quando vi os brinquedos novos, agora posso trazer meu sobrinho pra cá sem me preocupar”, avalia.

Tanto a renovação do parquinho quanto a instalação do PEC na QNM 38 do M Norte foram feitas por meio do programa Cidade Sempre Viva, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com o apoio da Administração Regional de Taguatinga.

Uma feira reformada para a região

Além das duas novas estruturas recém-inauguradas, a população da QNM 38 também aguarda ansiosa por outra entrega: a reforma da Feira Permanente.

Os serviços já foram iniciados pela Novacap e vão incluir um novo alambrado de cercamento, a revisão da parte elétrica, a revitalização dos banheiros, uma nova pintura e também placas de comunicação visual.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, enaltece o esforço do GDF em todas as melhorias que estão mudando a cara da região da QNM 38.

“Aqui nada pode parar. A Feira Permanente será toda revitalizada, já foi feita a marcação do estacionamento, e logo se juntará ao parquinho e ao PEC. Além disso, temos também a Escola Classe 52, bem ao lado da feira, que está sendo totalmente reconstruída”, ressalta.

Quem também está ajudando nos trabalhos em prol da Feira Permanente é o programa GDF Presente, que no início do mês auxiliou na instalação de mais de 700 metros quadrados de novas calçadas com acessibilidade.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA