Política

Proposta de Max Menezes, Alego celebra centenário de Aparecida de Goiânia e entrega Medalha do Mérito Legislativo

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa terça-feira, 3, no plenário Iris Rezende, sessão especial extraordinária em comemoração ao centenário de Aparecida de Goiânia e para entrega de Certificado do Mérito Legislativo. A iniciativa foi do deputado Max Menezes (PSD), que, na oportunidade, entregou homenageou 106 pessoas, que fazem parte da história da cidade, sendo que muitas delas seguem prestando serviços ao município.

Compuseram a mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Max Menezes: Ademir Menezes, ex-prefeito de Aparecida, ex-deputado estadual e ex-vice-governador de Goiás; Sônia Menezes, esposa de Ademir; Luana Menezes, esposa do deputado Max Menezes; Vilmar Mariano da Silva, prefeito de Aparecida; André Luís Carlos da Silva, presidente da Câmara Municipal de Aparecida; deputado federal Professor Alcides Ribeiro Filho; ex-deputado federal Euler Morais, que representou o saudoso ex-governador de Goiás e ex-deputado Maguito Vilela; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, Leopoldo Moreira Neto.

Depois de declarar aberta a sessão, Max Menezes iniciou seu discurso, fazendo um resumo da história da fundação do município. Lembrou que Tanner de Melo, em 1966, assumiu a prefeitura, como o primeiro prefeito eleito pelo voto direto.

Em seguida, citou os nomes de todos os prefeitos eleitos, ressaltando que seu pai, Ademir Menezes, que foi prefeito por dois mandatos, foi o responsável pela industrialização de Aparecida de Goiânia. Também frisou que Freud de Melo levou a expansão imobiliária para o município; Norberto Teixeira foi reconhecido como o ‘pai dos pobres’; e que José Macedo conduziu o município “com cuidado e zelo”.  Também reconheceu os avanços das gestões de MaguitoVilela e Gustavo Mendanha. E nomeou os deputados representantes do município: Sebastião Viana, Norberto Teixeira, Dr. Valdir, Chico Abreu, Professor Alcides, Leo Mendanha, Ozair José, Ademir Menezes e Marlúcio Pereira.

“Hoje, aqui estou deputado estadual, com o desafio de fazer em dez a tarefa de 48 meses”, enfatizou. Estamos prontos pra ajudar a cuidar das cidades, de Goiás e até do Brasil”, afirmou Menezes.

Concluindo o seu pronunciamento, o legislador procedeu à entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 106 pessoas que contribuíram de contribuem  com o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia.

Após as homenagens, Max concedeu a palavra ao prefeito Vilmar Mariano da Silva (MDB), que cumprimentou ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de Aparecida, antes de agradecer ao deputado, autor da sessão, pela homenagem a pessoas que fazem a história do município, que considerou das mais importantes.

Vilmar reconheceu méritos dos políticos aparecidenses, principalmente de Ademir Menezes, que, segundo ele, foi o responsável por Aparecida figurar entre os principais municípios do país, hoje, em geração de emprego e renda. O prefeito falou das dificuldades que encontrou para chegar aonde chegou: vereador, presidente da Câmara que conseguiu uma nova sede para o Legislativo de Aparecida; e, hoje, prefeito do município. “Só Deus sabe explicar a nossa trajetória.”

Ademir Menezes subiu à tribuna e, ao lado de sua mulher, Sônia, ressaltou um pouco de sua trajetória política, que vai de vereador, prefeito, deputado estadual e vice-governador do Estado. Enfatizou que foi acolhido por Aparecida há 49 anos e, de lá pra cá, teve o privilégio de acompanhar bem de perto o desenvolvimento do município. Lembrou que esteve com o prefeito Nion Albernaz, antes de iniciar o processo de industrialização do município.  

Por fim, deixou evidente o orgulho dele com o filho Max Menezes, que é engenheiro e está deputado estadual, assim como com o município que o acolheu quando era ainda um jovem de 17 anos de idade.

Localizada na região Metropolitana da Capital, Aparecida de Goiânia, hoje a segunda maior cidade de Goiás, celebra seu centenário no próximo dia 11 de maio de 2022, data emblemática para sua história. Fundada em 1922, assume, atualmente, o perfil de cidade inteligente e progressista, com polo empresarial, universidades e investidores nos mais variados setores. Atualmente, é uma das cidades do Centro-Oeste brasileiro que mais abre vagas de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

História da fundação

Era 1922 quando foi realizada a primeira missa campal pelo vigário Francisco Wand, na então fazenda Santo Antônio, no local onde hoje está fincada a cruz de aroeira e foi construída a Igreja Matriz de Aparecida. Foi naquele dia que surgiu a ideia de criar um município, para o qual três senhores se prontificaram a doar suas terras, sendo eles: Abrão Lourenço de Carvalho, Antônio Batista de Toledo e Benedito Batista de Toledo.  

Como tradição em todos os aniversários da cidade, a igreja da Praça Matriz, localizada no Centro de Aparecida de Goiânia, realiza uma missa destinada à comunidade e aos fiéis. Este ano, dentro do calendário de comemoração do centenário, a celebração religiosa deve ser presidida pelo arcebispo Dom João Justino.

Foi desta forma que surgiu o município, que hoje abriga mais de 600 mil habitantes, conforme os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Aparecida de Goiânia hoje

Por não possuir uma grande área geográfica, inviabilizando a produção agrícola e pecuária, Aparecida de Goiânia aproveitou sua proximidade com a Capital para criar uma base econômica ancorada na industrialização. Foi na década de 1990 que deu início ao seu programa de industrialização de forma mais intensa, aproveitando que o município se localiza na região Sul da Capital do estado e possui ligação com a região Sudeste do País, pela BR-153.

Passados 30 anos, Aparecida é, agora, um dos municípios mais industrializados de Goiás e possui um dos índices de desenvolvimento econômico mais expressivos do estado. Atualmente, Aparecida consolidou sua posição como um dos três municípios goianos que figuram entre as 100 maiores economias do Brasil.

Hoje os aparecidenses podem se orgulhar do grande número de empresas funcionando no município, o que permitiu o registro de grande salto no número de CNPJ’s ativos, saindo de 6 mil, em 2008, para cerca de 60 mil, em 2021. É um crescimento de 900% em 13 anos, índice muito superior à média nacional. E mesmo em meio à pandemia de covid-19, Aparecida conseguiu preservar um ambiente de negócios favorável à expansão do setor privado. Agora centenária, Aparecida se prepara para uma expansão ainda maior nos próximos anos.

Homenageados com Medalha do Mérito Legislativo

Antônia Alves Rezende

Leopoldo Moreira Neto

Lucas Ribeiro de Rezende

Paulo Cesar de Toledo

José Fabiano da Silva

Hilário Giacomet

Aldivo Pereira de Araújo

Josiel Santos Meneses

Pedro Venancio Machado Junior

Vinicio Martins de Oliveira

Licídio de Oliveira (in memoriam) – representado por Ivam Alves de Assis

Tarrigam de Melo

Almeida Ferreira da Silva

Venterlino da Silva Bastos

Altair de Oliveira Pires

Sebastião Lemes Viana (in memoriam) – representado por Valeska Leal

Mayara Ferreira Marfim Mendanha

Nilda Simone Oliveira de Siqueira

Norberto José Teixeira (in memoriam) – representado por Rosangela Teixeira

Diva Dalva Alves

Maria de Lourdes Siqueira

Luiz Gonçalves Ferreira

Ricardo Roberto Teixeira – representado por Letícia Rodrigues da Cruz

Maria Aparecida Morais

Auzira Aparecida de Jesus (in memoriam) – representado por Dianeire Silva

Valtair Rosa de Jesus (in memoriam) – representado por Valtenir Gonçalves

Luis Alberto Maguito Vilela (in memoriam) – representado por Euler Morais

Ana Coelho da Luz

Afonso Boaventura (in memorian) – representado por Afonso Maria Boaventura

Adair Vieira dos Santos

Ademir de Oliveira Menezes

André Luís Carlos da Silva

Antonio Moreira dos Santos (Tonhão Carreiro)

Arnaldo Leite de Souza

Arthur Henrique de Sousa Braga

Ataídes Teixeira de Souza

Avelino Marinho Sousa

Benedito Silvestre de Toledo (in memorian) – representado por Maria Goreth

Camila da Silva Rosa

Cláudio Alves Batista

Padre Cristiano Lopes da Silva

Diony Nery da Silva

Ozair José da Silva

Francisco Gomes de Abreu

Pedro Saba Neto

Eugenio Nasciutti Neto

João Elias de Deus

João Laureano Dorneles

Pedro Rodrigues da Silva

Nilmari Alves Siqueira

Elcídio de Assis André

Sergio Nunes de Moura Neto (in memoriam) – representado por Breno Rezende

Alcione Waldemar Giacomet

Aldair Vieira dos Santos

Antonio Frutuoso da Silva

Amador Francisco da Silva

Alcides Ribeiro Filho

William Ludovico de Almeida

Samuel Borges de Oliveira

Luiz Carlos Teixeira

Freud de Melo

Olegário Brasil Borges Primo

Paulo Roberto Massi Pereira

Robson Lourenço de Souza

Romeu Ivo de Almeida

Rosildo Manoel da Silva

Leandro Júnior Maurilho da Silva

Lélis Pereira Rodrigues

Lindolfo Inácio Borges

Luzia Tereinha Botelho (in memorian) – representada pela filha Angelita Helena Botelho

Manoel Nascimento Macedo

Marcelo da Silva Oliveira

Marcos Antonio Andrade Miranda

Kézio Gonçalves Montalvão

Júlio César Martins

José João de Almeida Vieira

Padre João Luiz da Silva

Valdemar Moreira de Souza

Valdemir Souto de Souza

Valdivino Edson de Azevedo

Tanner de Melo Júnior

Simino Rodrigues de Siqueira (in memorian) – representado por Maria Goreth de Siqueira Souza

Ubiraci Silva Santos

Marlene Ferreira do Carmo

Mauro Tales de Araújo

Nedina Silvestre de Siqueira (in memorian) – representada por Maria Goreth

João Elias de Deus

Ivone Tavares de Azevedo Cardoso

Isaac Afonso Martins

Hilda Borges da Silva (in memorian) – representada por Rener Rodrigues de Freitas

Erivelton Passos da Silva

Eugênio Nasciutti Neto

Fábio Camargo Ferreira

Fábio Rosa Florentino

Francisco Clésio dos Santos

Francisco Rodrigues de Deus (in memorian) – representado por Ismael Rodrigues (filho)

Getúlio Andrade Borges

Gilson Rodrigues da Mata

Gleison de Oliveira Flávio

Hans Miller Rodrigues de Medeiros

Helvecino Moura da Cunha

Einstein Almeida Ferreira Paniago

Edson Souza Carvalho Filho

Eder Soares de Almeida

Dorival Lauriano da Silva (in memorian) – representado por Daniela

Dorvina Clara de Jesus (in memorian) – representada por Maria Goreth

Domingos Paiva Rodrigues

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA