Política

Projeto reconhece Folia de Santo Reis de Jesúpolis como patrimônio cultural goiano

Publicado

em

O deputado Coronel Adailton (PRTB) é o autor do processo nº 10220/22, que reconhece a Folia de Santo Reis, realizada no município de Jesúpolis (GO), como patrimônio cultural e imaterial goiano. A proposta foi recebida na Casa e está na Diretoria Parlamentar.

“A Folia de Santos Reis do Pouso Alto é uma manifestação cultural e religiosa popular que teve registro de sua primeira edição no ano de 1945, tendo por primeiro folião o Sr. Galdino Dias dos Santos, auxiliado pelos Srs. Ubaldino Francisco Gama e Gabriel Lopes, entre outros”, diz o parlamentar. 

No período de 30 de dezembro a 6 de janeiro, mantêm-se anualmente a tradição de visita aos devotos, onde os foliões, à semelhança dos três Reis Magos, percorrem os caminhos à procura do menino Jesus, guiados pela Estrela do Oriente.

“Durante esse percurso, os foliões realizam cantorias, catiras, rezas e pousos e recebem doações, que são utilizadas para realização da festa de encerramento, que ocorrem entre os dias 5 a 6, momento de grande celebração pelos foliões e que recebe o nome de Recolhida”, destaca Adailton.

Por fim, o deputado afirma que por conta dos anos ininterruptos de realização, a determinação e o cuidado dos jesupolinos para manter viva essa tradição, a Folia de Santos Reis do Pouso Alto é considerada a maior festa de Folia de Reis do estado de Goiás, reunindo anualmente mais de 20 mil pessoas.

Comentários do Facebook

Política

Participação da Mulher na política é o tema do debate a ser promovido, nesta quinta-feira, 18, pela Delegada Adriana Accorsi

Publicados

em

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás irá promover debate público sobre a importância da participação feminina nas eleições. A palestra “Diálogos democráticos: quem tem medo das mulheres na política? ” está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 18, às 14h30 no auditório dois da Casa de Leis.

Segundo a assessoria da parlamentar, o evento tem por intuito conscientizar e ampliar o debate sobre os espaços políticos para a participação das mulheres. O evento contará com a presença do Fundo Brasil de Direitos Humanos juntamente com os coletivos Pretas de Angola e Cajueiro.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA