Política

Projeto que pleiteia merenda especial a alunos com restrição alimentar passa pelo crivo da CCJ

Publicado

em


Foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação o projeto de lei do deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou proposta que dispõe sobre o fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos com restrição alimentar da rede pública estadual de ensino. A matéria, protocolada com o número 7521/21, estabelece que as escolas da rede pública estadual forneçam merenda adequada para os alunos que sofrem de intolerância a lactose, diabéticos ou alérgicos a algum ingrediente do cardápio.

A deliberação da proposta foi feita na tarde desta terça-feira, 30. A matéria tem por objetivo diminuir as complicações decorrentes da diabetes não tratada. 

Em sua justificativa, Peixoto anota que a diabetes, por exemplo, é uma doença incurável que necessita de tratamento e controle adequados. “Sem o acompanhamento, podem ocorrer sérios danos à saúde do paciente”, afirma. Em alguns casos, é necessário o uso de medicação, mas de modo geral a diabetes pode ser controlada com uma dieta saudável e equilibrada.

Se o aluno receber diagnóstico positivo da condição (alérgico, intolerante ou diabético), os pais deverão apresentar na unidade escolar o laudo médico indicando a restrição alimentar; assim, a nutricionista da unidade poderá providenciar a alimentação diferenciada.  

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA