Geral

Projeto Forças no Esporte beneficia estudantes do DF

Publicado

em


A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da cerimônia de lançamento oficial do Programa Forças no Esporte (Profesp) nesta quinta-feira (25), na Escola Superior de Defesa (ESD). Ela também conheceu a estrutura que os alunos da Escola Classe Interlagos, no Altiplano Leste, passam a ter para atividades esportivas, culturais e educativas no contraturno escolar.

Atualmente, 160 crianças são atendidas no Programa Forças no Esporte nas instalações da Escola Superior de Defesa | Foto: Mary Leal/Secretaria de Esporte

Os dias nas instalações da Escola Superior de Defesa (ESD) ficaram mais movimentados com os estudantes participando das aulas de educação no trânsito, karatê, natação, vôlei, futsal, além de oficina de cidadania, reforço escolar e atividades lúdicas nas instalações da unidade.

O Forças no Esporte ocorre em cerca de 140 localidades do país com atividades como basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua

“Essas crianças mudam nosso astral. É uma energia muito boa. É bom ver a evolução desses meninos e queremos continuar com esse acompanhamento nos próximos anos”, destacou o Comandante da ESD, vice-almirante Paulo Renato Rohwer.

Atualmente, são 160 crianças atendidas no programa. Elas frequentam a escola num período e quatro vezes por semana participam das atividades do Profesp no contraturno. A iniciativa começou por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a ESD.

“As crianças têm ótimas referências a partir do programa. A iniciativa é importante para os estudantes e deve ser fortalecida porque é mais uma oportunidade criada para praticar esporte, ter acesso a cultura e cidadania”, destaca Hélvia Paranaguá, secretária de Educação.

A diretora da Escola Classe Interlagos, Fernanda Fonseca, conta que é nítida a mudança das crianças após o início do programa Forças no Esporte. “Os estudantes estão mais motivados, mais disciplinados e se sentindo mais pertencentes ao contexto escolar, esportivo e social”, afirma.

Primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com estudantes da Escola Classe Interlagos | Foto: Mary Leal/Secretaria de Esporte

Madrinha especial

O momento de emoção ficou reservado ao final da cerimônia: a primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu o título de madrinha do Profesp. “Estou muito feliz em saber que o Profesp tem o civismo inclusivo. É uma honra para mim receber o título de madrinha do programa”, destacou.

A primeira-dama comentou ainda que a iniciativa está contribuindo para a transformação de crianças em situação de vulnerabilidade social e deixando um enorme legado na vida desses estudantes.

A solenidade também teve a premiação do Profesp e do Projeto João do Pulo, em que organizações militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea receberam premiações pelos destaques nas ações esportivas realizadas durante 2021 com crianças e jovens em várias regiões do país.

Programa Forças no Esporte

O Programa Forças no Esporte foi criado em 2003 e, atualmente, é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. Atualmente, cerca de 29.800 jovens são beneficiados pelas ações, em 203 organizações militares e 322 núcleos.

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do país, com atividades diversificadas, a depender da estrutura de cada organização militar. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar, com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

Projeto João do Pulo

Criado em 2015 e integrado ao Profesp, o Projeto João do Pulo também é desenvolvido nas organizações militares das Forças Armadas. No PJP, são atendidos 468 beneficiados, em oito estados, em 16 localidades e 17 núcleos.

*Com informações da Secretaria de Esporte

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA