Política

Projeto do deputado Antônio Gomide propõe estimular a prática de atividades físicas

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT), tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o projeto de lei 10251/22, o qual propõe instituir o Dia Estadual do Desafio com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas no Estado de Goiás. A data deverá ser celebrada, anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, em conformidade com a campanha mundial criada pela The Association For International Sport for Ali (Tafisa), coordenada no Continente Americano pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio institucional da International Sport and Culture Association (Isca) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Na propositura, Gomide entende que sua proposta incentiva a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da prática de atividades físicas e esportivas, visando o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida, tornando-se um instrumento relevante frente à realidade que vem sendo estabelecida. O deputado alerta que, em Goiás, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde (Sisvan/MS), a obesidade está aumentando em todas as faixas etárias. 

O deputado anota que a “Constituição Federal em seu artigo 217 dispõe que é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um”. Por fim, em sua justificativa, ele revela que no dia 4 de abril de 2018, foi sancionada a Lei 13.465, que instituiu o Dia Nacional do Desafio em todo o país”. 

A proposta está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para distribuição a um deputado relator.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Mãe e nutricionista, Marina Moreno dá dicas sobre aleitamento materno, na edição do programa “Alego Mulher” que vai ao ar hoje

Publicados

em

Os desafios da amamentação serão explicados sob a ótica da nutricionista e mãe, Marina Moreno, entrevistada da edição do programa “Alego Mulher” que vai ao ar na noite desta quarta-feira, 17, na TV Assembleia. A profissional contará a experiência dela com o seu filho recém-nascido, que precisou ser alimentado com fórmula suplementar, além do seu próprio leite materno, que foi estimulado para que fosse melhor produzido.

Os telespectadores da TV Alego também poderão conferir a perspectiva de Marina Moreno sobre outros dois problemas comuns nessa fase da vida da mulher: a depressão pós-parto e o baby blues, que é uma instabilidade emocional passageira. Essa edição do programa será comandada pela jornalista Fernanda Cândido.

“O aleitamento materno é uma questão que muitas pessoas enfeitam e deslumbram, mas é a parte mais difícil da maternidade, na minha opinião. Com quatro dias, o Henrico começou a ter febre porque estava desidratado e precisei suplementar um pouco com a fórmula. Durante dois dias, passei a dar 20 ml em certos horários, depois a suspendi. Ele voltou ao normal, o leite voltou a descer mais. Mas, com 20 dias, verificamos que ele não estava ganhando peso. Com isso tive que voltar a suplementar com a fórmula”, relatou a nutricionista.  

Marina Moreno disse, ainda, que adotou uma alimentação mais saudável para enriquecer a produção de leite, abrindo mão de produtos industrializados e açúcar na sua dieta, e aumentando o consumo de líquido.

Mais detalhes da experiência da nutricionista e dicas para ajudar na nutrição do recém-nascido poderão ser conferidos na edição que vai ao ar na noite de hoje. O programa, em sua íntegra, será exibido após a edição das 21 horas do Alego News, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA