Política

Projeto de Gustavo Sebba pretende instituir em Goiás o Julho Verde, mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço

Publicado

em


O deputado Gustavo Sebba (PSDB) protocolou na Casa o processo 6060/21, relativo a projeto de lei que institui em Goiás o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde. A matéria já foi encaminhada para análise na Comissão de Constituição e Justiça e posteriormente será deliberada com votação em dois turnos no Plenário. 

Em suas justificativas, Sebba, que é médico, explica que os diversos tipos de câncer que afetam cabeça e pescoço, quando somados, representam a segunda causa de morte por doenças no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares. “Além disso, esse tipo de câncer costuma gerar um constrangimento público que afeta bastante a vida social das pessoas acometidas, já que, em regra, não tem como esconder seus tumores quando eles se encontram em uma parte do corpo tão evidente”, afirma.

O parlamentar explica, ainda, que o tratamento é muito caro e complexo, sendo necessário o acompanhamento de inúmeros profissionais, desde cirurgiões e médicos, até dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos. “O custo do tratamento afeta principalmente a população de baixa renda, e foi por isso que propus essa campanha, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento de preconceitos que podem ser sofridos pela pessoa com câncer”, esclarece.

O presidente da Comissão de Saúde frisa também que essa é uma campanha que vem sendo reforçada em nível nacional e Goiás não poderia chegar atrasado nesse assunto. “É por isso que, além das ações, também apresentei à Mesa Diretora, o projeto de lei que trata sobre a temática”, observa.

De acordo com Gustavo, a escolha do mês de julho é justificada por ser o mês em que a campanha de combate à patologia é realizada em diversas outras unidades federativas do Brasil. “Além disso, 27 de julho é o Dia Mundial Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço”, explica.

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA