Cidades

Prefeitura entrega 100 novas vagas de Educação Infantil

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia entregou na manhã desta terça-feira (22/6) dois benefícios para a área da Educação: a ampliação de vagas da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Genoveva, localizada no Setor Santa Genoveva, e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Criança Cidadã, no Setor Leste Universitário.

As solenidades foram realizadas em formato híbrido, ou seja, prefeito Rogério Cruz e secretário da SME Wellington Bessa estiveram presentes nas unidades e demais pessoas acompanharam de forma virtual as transmissões pelas redes sociais da prefeitura.

Ao todo, foram ampliadas quase 50 novas vagas em cada instituição, que atende crianças da Educação Infantil e do Ciclo da Infância em período integral. De 80 alunos, a escola passará a atender 130, em duas salas de aula instaladas. O Cmei, de 108, passará a atender 158, também com duas salas instaladas.

O prefeito Rogério Cruz destacou os esforços de professores, diretores e profissionais da Educação para que a Educação Municipal tenha cada vez mais qualidade, inclusive com a implantação de mais módulos como sala de aula. O professor Bessa, titular da SME, ressaltou a importância da Educação para a transformação da sociedade.

Foto: Jackson Rodrigues

“É gratificante lutar por uma educação melhor, de qualidade, especialmente quando temos um líder de gestão que é preocupado com o social, com a Educação, e que tem a certeza de que a educação é o melhor caminho para transformarmos vidas. Mudamos a vida de 108 mil educandos e suas famílias”, destacou.

As salas modulares são Ambientes de Rápida Implantação (ARI) adotados pela Prefeitura de Goiânia como forma de ampliar o atendimento da rede municipal de Educação em um curto espaço de tempo, principalmente na Educação Infantil. Apenas nesse início de gestão, já foram ampliadas quase mil novas vagas na rede municipal de Educação.

Núbia Alves, da Editoria de Educação

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

ComunicaBR ganha atualização com dados municipalizados do Novo PAC Seleções

Publicados

em

Governo Federal aprimora navegabilidade e reformula eixo de Infraestrutura da plataforma de transparência ativa. Cidadãos podem gerar cards com as obras contempladas na sua cidade

ComunicaBR foi atualizado para aprimorar a navegabilidade da plataforma online de transparência ativa e ampliar a divulgação de informações sobre programas e ações do Governo Federal, especialmente referentes à área de Infraestrutura.

A nova atualização do portal apresenta os cards com dados divididos por eixos temáticos. Deste modo, a barra de rolagem fica mais curta e os cards demoram menos tempo para carregar.

O eixo de Infraestrutura voltou a contar com dados sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. Também foram acrescentados as obras e equipamentos aprovados no Novo PAC Seleções nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura Social e Inclusiva e Saúde.

As 16 modalidades, de um total de 27 previstas no Novo PAC Seleções, somam R$ 23 bilhões em investimentos e são executadas pelos ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil.

Estados e municípios tiveram participação ativa na iniciativa, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 6.778 obras e equipamentos foram selecionados nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.

Confira a divisão dos investimentos do Novo PAC Seleções:

  • Saúde: 2.875 projetos e R$ 11,6 bilhões
  • Educação, Ciência e Tecnologia: 3.363 projetos e R$ 10,7 bilhões
  • Infraestrutura Social e Inclusiva: 300 projetos de Cultura (R$ 430 milhões) e 240 de Esporte (R$ 360 milhões)

FUNCIONAMENTO — Devido ao elevado volume de informações de temáticas diversificadas, o eixo de Infraestrutura foi dividido em subeixos. Já as abas de Relatórios e Panfletos permaneceram sem alterações.

Ao entrar no site do ComunicaBR, o internauta pode escolher o nível territorial dos dados que quer acessar: nacional, estadual ou municipal. Depois, seleciona se quer visualizar os dados por cartões, relatórios ou panfletos. A plataforma também permite que o internauta baixe um arquivo em PDF com os dados visualizados.

TRANSPARÊNCIA — O ComunicaBR foi criado em 2023, em parceria entre o Gabinete Pessoal do Presidente da República, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O portal ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA