Cidades

Prefeitura de Goiânia escala 800 servidores para serviços de varrição, nesta terça-feira (17/05)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), escalou 800 servidores para serviços de varrição e catação nas vias públicas da cidade, nesta terça-feira (17/05).

Trabalhos são intensificados em função do período de transição entre as estações de outono e inverno, que resulta no aumento de folhas secas nas ruas. Espécies como sete-copas, gameleira e jambo-do-pará são as mais atingidas pela mudança climática. Uma única árvore pode encher até 10 sacos de 100 litros de folhagens em um dia.

A Comurg possui um mapeamento dos locais onde há maior número dessas árvores. O Bairro Goiá, na Região Sudoeste da capital, é um desses locais. Somente nesta terça-feira, 20 colaboradores foram destacados para a varrição. De acordo com o presidente da Companhia, Alisson Borges, a estratégia é necessária, pois, é nesta época do ano que ocorre grande volume de quedas de folhas secas. “Na maioria dos casos, o mesmo local incorrerá na mesma situação, horas depois, devido ao volume de queda”, pontua.

O presidente da Companhia ressalta que o reforço na varrição é para evitar acúmulo de resíduos e propiciar um ambiente mais limpo. Os agentes da Comurg alertam a população para não atear fogo nas folhagens e ajudar na limpeza de forma segura e correta. “Infelizmente, é comum atear fogo nessas folhas secas, porém a prática é arriscada, prejudica o meio ambiente e está suscetível a multa e penalidades”, destaca Alisson Borges.

O produto da varrição é recolhido pela coleta regular de resíduos domiciliares, e encaminhado para disposição final no aterro sanitário de Goiânia.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA