Política

Por propositura de Julio Pina, Alego homenageou pessoas que prestam trabalho nas áreas da Saúde e Assistência Social

Publicado

em

Em atendimento a propositura do deputado Julio Pina (PRTB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite de sexta-feira, 27, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, sessão solene extraordinária de entrega de Certificado do Mérito Legislativo. O parlamentar homenageou mais de uma centena de pessoas das mais diversas regiões do estado.

Após abrir a sessão, Julio Pina usou a tribuna para fazer o seu discurso. Cumprimentou a mesa das autoridades, os presentes e os servidores da Alego que contribuíram para que o evento fosse realizado. Frisou que a Casa de Leis se sentia honrada com a presença dos principais líderes de comunidades terapêuticas no Estado de Goiás.

Pina lembrou que é presidente da Comissão de Políticas públicas Sobre Drogas, criada em atendimento a requerimento de sua autoria. E enfatizou que tem R$ 3 milhões para distribuir às comunidades terapêuticas em 2023 e que vai sensibilizar outros colegas do Parlamento estadual para se juntar a ele nessa luta em prol de melhorias nas áreas da saúde e da educação no Estado. Adiantou que, neste ano, cada deputado terá R$ 14 milhões de emendas impositivas para investir em seus municípios.

Ele, ainda, prestou esclarecimentos no sentido de que cada comunidade terapêutica terá que estar legal perante a lei para receber a doação. E colocou seu gabinete à disposição de todas que ainda estão com a documentação irregular. Manifestou o contentamento dele com o crescimento do terceiro setor e assegurou que estará sempre pronto para contribuir com as comunidades terapêuticas.

Em seguida falou Humberto Augusto de Medeiros, fundador da Comunidade Terapêutica Fazendinha do Senhor Jesus. Ele agradeceu ao deputado pela homenagem e, entre outras coisas, destacou que a Fazendinha tem sede no município de Damolândia, onde cuida só de homens; e, em Goiânia, onde zela de mulheres.

Acolhimento

Humberto frisou que a comunidade está fazendo 40 anos e já acolheu 4 mil pessoas, das quais 60% não voltaram a usar álcool e drogas de modo geral. E enfatizou que a Alego está na dimensão do tempo e da alma daqueles que podem fazer o bem.

Também falou Fabrício Burjack, ex-usuário de drogas, que discorreu sobre livro dele, lançado recentemente, intitulado “Fundo do Poço”. Contou que começou a usar drogas bastante jovem, até os 40 anos de idade. “’Fundo do Poço’ conta a minha história com o objetivo de ajudar usuários de drogas a encontrar o caminho da libertação”, falou.

Fabrício frisou que está sóbrio há sete anos e realizando esse trabalho. “Já percorremos cerca de 700 mil quilômetros e ajudamos centenas de usuários de drogas.”

Em seguida, procedeu-se à entre do Certificado do Mérito Legislativo a mais de 100 pessoas de destaque de comunidades terapêuticas e religiosas, ligadas a instituições filantrópicas que prestam trabalho na área da saúde e da assistência social e beneficiam a população, através das suas intervenções. Esse certificado, conforme requerimento do deputado, é um reconhecimento àqueles que se dedicam diariamente em prol de outras pessoas. Entre os homenageados, estava o médico Nelson Remy Gillet, holístico, que atua nas áreas de Terapia Intensiva, Cardiologia e Semiologia.

Após a entrega da honraria, Julio Pina concedeu a palavra a Carlinda Ribeiro da Cunha Lana, responsável técnica pela Comunidade Terapêutica Nova Esperança, de Santa Helena de Goiás, que discursou em nome dos homenageados.

Ela agradeceu a homenagem, que considerou um reconhecimento ao trabalho solitário e voluntário das comunidades terapêuticas, realizado com ética, determinação e doação por inteira. “Graças a Deus, as coisas estão mudando, com novas políticas públicas sobre drogas com um novo olhar para nosso trabalho”. Carlinda citou a Resolução 1, de 2015, que veio para regulamentar as comunidades terapêuticas; e a de n° 134/2019, que concedeu isenção às contribuições sociais.

Antes de encerrar a sessão, Julio Pina cumprimentou Carlinda pelo seu pronunciamento, prestou esclarecimentos sobre repasses para as comunidades terapêuticas, ressaltando que os repasses não serão interrompidos, mas que vencem no mês de julho próximo. O deputado encerrou a sessão, convocando outra, solene, para esta segunda-feira, 30, às 9 horas.

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA