Política

Polo econômico da região Norte do estado, Uruaçu tem diversas atrações turísticas e o maior museu do interior goiano.

Publicado

em


Polo econômico da região Norte do estado, a cidade de Uruaçu, a 280 quilômetros de Goiânia, tem diversas atrações turísticas, entre elas parte do Lago e o Memorial Serra da Mesa, o maior museu do interior goiano. Trilhas e cachoeiras completam o cenário. Uruaçu é o destaque da semana da campanha Isso é Goiás. 

A história de Uruaçu começa quase junto com o século 20, num pequeno povoado formado por famílias que vieram de localidades vizinhas, atraídas pela localização, à margem da estrada real, passagem obrigatória de tropeiros e comerciantes. Em 1922, com a doação de uma gleba por um fazendeiro, foi erguida a Capela de Sant’Ana, santa que também deu nome ao local. 

Dois anos depois, ganhou status de Distrito de Sant’ana e com o crescimento, logo no primeiro ano da década seguinte, teve a emancipação político-administrativa. O nome Uruaçu, que em tupi-guarani significa pássaro grande, foi dado em 1943, época que a cidade ficava no médio norte goiano, já que o estado de Goiás ainda não havia sido dividido para dar origem ao Tocantins. 

O grande salto no desenvolvimento do município se deu a partir dos últimos anos da década de 1950 com a inauguração da Rodovia Belém-Brasília, que margeia uma grande extensão da cidade. A população cresceu, a economia se fortaleceu e Uruaçu foi se firmando com uma referência na região.

Em 1988, com a divisão do estado de Goiás para a criação do Tocantins, Uruaçu experimenta outro momento marcante em sua história. Dez anos mais tarde, outra grande obra interfere nos destinos da cidade. A construção da Usina de Serra da Mesa, na bacia do Rio Tocantins, formou o maior lago artificial em volume de água e transformou a cidade também num polo turístico, atraindo milhares de visitantes amantes da pesca e de esportes náuticos. 

Com a usina a cidade ganhou também o Memorial Serra da Mesa, um espaço dedicado a resgatar a história da região impactada pela construção do lago: Niquelândia, Colinas do Sul, Campinorte, Minaçu e Uruaçu. Também promove a educação ambiental, além de ser um centro de referência da cultura goiana, especialmente da região de Serra da Mesa.

No lançamento da pedra fundamental, no dia 1º de julho de 2006, um ato simbólico marcou a solenidade: dentro da lápide foram colocados uma bola de futebol, porque era ano de Copa do Mundo; aparelho celular; um litro de pinga Serra da Mesa; jornais do dia; publicações de autores uruaçuenses e assinaturas e frases de centenas de pessoas que estiveram presentes na festa de lançamento da pedra fundamental. A lápide deverá ser aberta 100 anos depois do seu lançamento oficial, que se deu em 2106. 

Só pelas atrações do Memorial já vale uma visita na cidade, mas Uruaçu ainda guarda diversas outras opções de lazer, como cachoeiras, trilhas, museus e praças.

A série Isso é Goiás é uma iniciativa da seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa  da Assembleia Legislativa, que visa mostrar e valorizar tudo que Goiás tem de melhor. Siga as redes sociais da Alego e descubra um novo lugar todo domingo. 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA