Minas Gerais

Plataforma de planejamento ambiental alcança 1 milhão de acessos

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A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) completou, nesta sexta-feira (11/6), a marca histórica de um milhão de acessos em seu visualizador. Com pouco mais de três anos em operação, a plataforma tornou-se referência no planejamento ambiental e territorial em Minas Gerais, auxiliando nas atividades de gestão de recursos hídricos, fauna e flora, regularização e fiscalização ambiental.

A IDE-Sisema é uma ferramenta que possibilita, a qualquer cidadão, acessar, via internet, as características espaciais do território mineiro, conhecendo, por exemplo, as restrições ambientais de onde pretende implantar um novo empreendimento no estado. Além disso, também é possível realizar o download de dados sobre atributos ambientais de Minas Gerais, como hidrografia, relevo e vegetação, dentre outros. Atualmente, a ferramenta já registra quase 195 mil usuários distribuídos em 79 países distintos.

Um fator primordial da IDE é a disponibilização de informações sobre resultados de projetos e ações desenvolvidas pelos órgãos do Sisema. “Hoje, não se faz mais gestão territorial e ambiental sem um conhecimento prévio do território e seus fatores locais, e a IDE trouxe uma possibilidade muito grande, não só para os analistas e servidores do Sisema, mas também para todos que utilizam dos dados geográficos e socioeconômicos disponibilizados na plataforma”, avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Acessos

Na marca de um milhão de acessos, o Brasil lidera o ranking de uso da plataforma, com mais de 90% dos registros de acessos, seguido por Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Argentina, Espanha, Holanda e França. A contabilização dos acessos à IDE-Sisema é feita a partir da leitura do código de identificação de cada computador ou dispositivo eletrônico utilizado pelo usuário.

“É importante destacar que esses países mantêm uma interação constante com a plataforma, por se tratar de números reincidentes e que promovem um retorno de acessos perceptível quando analisado o número de usuários que visitam a página novamente”, aponta o diretor de Gestão Territorial Ambiental, Ricardo Campelo.

Segundo ele, outro fator interessante para a análise é a proporção dos acessos quando se comparados aos demais estados da região Sudeste do Brasil. “O nível de engajamento e espalhamento desses acessos, principalmente nos municípios limítrofes ao Estado, chegam a superar a média de acessos internos a Minas Gerais”, acrescenta.

O pico de maior acesso na IDE-Sisema foi registrado no dia 5 de abril de deste ano, com 2.832 acessos em um único dia. Campelo ressalta os índices e destaca como o cenário de usuários e acessos retratam um contexto de usabilidade da plataforma. “Não demonstra apenas o engajamento de quem já a acessava, mas de como ela está se tornando atrativa para outras pessoas e demais tipos de consultas”, avalia Campelo.

O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, reforça que é preciso um monitoramento de todos os aspectos envolvidos na IDE para garantir a boa experiência dos usuários com a plataforma. “Além disso, o compromisso em promover avanços tecnológicos, acompanhar o mercado mundial das infraestruturas de dados espaciais, e dar maior estabilidade e capacidade de suporte para todos os usuários de forma remota e operacionalizada são ações constantes e estratégicas”, destaca.

Os dados detalhados de acesso à IDE-Sisema estão disponíveis neste link.

Novidades

Atualmente, a IDE conta com cerca de 550 camadas – conjuntos de dados georreferenciados sobre temas específicos. Entretanto, novos agrupamentos de informações serão inseridos na plataforma. Uma delas foi a nova Categoria de Informação, uma estrutura específica que abarcou as camadas de educação ambiental lançada na abertura da Semana do Meio Ambiente. Lá é possível identificar em quais regiões do Estado estão sendo realizadas ações de educação ambiental.

Outra camada que será inserida na IDE nas próximas semanas é sobre o Programa Água Doce (PAD). A intenção é disponibilizar, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), dados relativos à perfuração de poços e as comunidades atendidas pelo programa. 

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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