Geral

Planaltina recebe a segunda edição da Mostra de Artesanato

Publicado

em


O Museu Histórico e Artístico de Planaltina mantém aberta, até 2 de outubro, a segunda edição da mostra Artesanato em Casa, promovida pela Secretaria de Turismo (Setur). A exposição conta com peças dos 33 artesãos que participaram da versão on-line da Feira Cultural do Artesão. “A cultura é um processo, e o trabalho é cotidiano”, resumiu o presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, na abertura da exposição, no sábado (18).

Peças são produzidas com material do cerrado, valorizando a região | Fotos: Dimitrio Gonçalves/Setur

O projeto, que já possibilitou a qualificação profissional por meio de aulas gravadas – disponíveis no YouTube do Instituto Latinoamerica – é executado pela Setur, com apoio do deputado Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do DF.

11 mil Número de artesãos cadastrados na Setur

Os artesãos que atuam nesse programa foram selecionados a partir do critério de apresentar produtos e materiais com características culturais da região. São oito técnicas diferentes, trabalhadas com matérias-primas tradicionais, como flores do cerrado e fibras vegetais.

Genolino Malta, de 69 anos, comemora a oportunidade de integrar a iniciativa: “Sou artesão há 20 anos e fiquei muito feliz em poder dividir o meu conhecimento, mostrar que é possível trabalhar de forma sustentável, respeitando a natureza e toda a matéria-prima e de poder expor o meu trabalho aqui no museu”.

Segmento valorizado

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, reforça a importância do artesanato para o turismo regional e para o desenvolvimento econômico. “Temos, aproximadamente, 11 mil artesãos cadastrados na Setur”, enumera. “Esse é um segmento turístico que vem recebendo valorização e promoção por meio de ações diretas do governo Ibaneis Rocha”.

Grupo de artistas com trabalhos expostos no museu: artesanato é atividade incentivada pelo GDF

Com a Lei nº 6.924, publicada em 29 de julho, ficaram instituídas as diretrizes para a política distrital de fomento ao artesanato, que passou a ter um programa local específico para desenvolver, qualificar e promover a atividade como instrumento de trabalho e empreendedorismo.

O administrador da cidade, Célio Rodrigues, destacou a importância da parceria com a secretaria de Turismo para fomentar as atividades turísticas e reforçar o artesanato da cidade. ”Precisamos trabalhar juntos procurando soluções práticas para nossa cidade, e tenho certeza que ações como essas farão toda a diferença”, destaca o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, que cita a Setur como grande parceira.

Artesanato em família

A tradição do artesanato costuma passada de geração a geração. Esse é o caso de Joana Bezerra, 90 anos, uma das sete mestras-artesãs do Distrito Federal. “Criei minha família com o artesanato e agradeço muito a Deus”, conta a artista, que desde a infância trabalha com palha e passou seus conhecimentos para toda a família. Na mostra de Planaltina, há trabalhos dos filhos, Zildete Bezerra, Antônio de Lisboa e Iracema Ito, do neto Jackson dos Santos e do genro Luciano Shadao.

Também foi em família que se desenvolveu a vivência artística de Lira Antônia, atual presidente da Associação de Artesão de Planaltina. Ela aprendeu as técnicas do artesanato com sua mãe, a mestre-artesã Maria Apolinária, 88 anos. As duas fazem parte da estruturação do artesanato da região e estão sempre passando seus conhecimentos para as pessoas.

Lira valoriza o apoio da Setur aos projetos que estão sendo desenvolvidos para a melhoria do segmento. “O artesanato estava abandonado”, conta. “É uma alegria poder ver esse museu cheio de peças e de artesãos mostrando seus conhecimentos. Eu agradeço muito o governo”.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA