Geral

Parque Águas Claras recebe mil mudas neste domingo

Publicado

em


O Parque Ecológico de Águas Claras vai receber, neste domingo (28), cerca de mil mudas de espécies nativas do bioma cerrado. O plantio será feito pelo grupo de voluntários do parque, com apoio dos agentes de unidades de conservação (UC) do Instituto Brasília Ambiental, que atuam no espaço natural.

O objetivo do plantio neste domingo é proteger a beirada do córrego Águas Claras, uma espécie de mata ciliar | Foto: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

De acordo com o agente do Parque Águas Claras, José Reis, este será o segundo plantio na unidade, realizado pelos voluntários. “Tem como objetivo proteger a beirada do córrego Águas Claras, uma espécie de mata ciliar”, explica.

28 milé o número médio de visitantes que o Parque Águas Claras recebe mensalmente

O grupo de voluntários do parque atua de forma organizada, planejando os plantios com objetivos pré-definidos. “No ano passado, em novembro, os plantios realizados construíram o Bosque dos Voluntários. Este ano visa à proteção do córrego”, enfatiza Reis.

“Estamos formando bosques em lugares onde eles são necessários. O plantio deste ano será sempre monitorado. As mudas que se perderem serão repostas, será feito combate às formigas e manutenção de capina para evitar que os tratores quebrem as mudas. O plantio estará sempre acompanhado pelos voluntários até as plantas se consolidarem”, esclarece.

Entre as espécies que serão plantadas há jenipapo, copaíba, aroeira, xixá, jatobá, jerivá e angico. Todas as mudas foram produzidas no viveiro do próprio parque ecológico, que tem capacidade de produzir 20 mil mudas anualmente.

Proteção

O Parque Ecológico de Águas Claras foi criado pela Lei Complementar nº 287, com o objetivo de proteger o acervo genético de flora e fauna nativas da região, áreas de nascentes e recargas de aquíferos, proporcionando a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer.

O espaço ecológico, com 86 hectares, possui trilhas para caminhadas, quadras de voleibol e futevôlei, Escola da Natureza, Centro de Referência em Educação Ambiental, floresta preservada com riachos e dois lagos, entre outros atrativos. Funciona todos os dias da 6h às 22h e recebe uma média de 28 mil visitantes por mês.

 *Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Empresas de telefonia e energia elétrica lideram ranking de atendimentos do Procon Goiás em junho

Publicados

em

Órgão de defesa do consumidor registrou 7.113 atendimentos nas modalidades presencial, web e telefone durante o mês passado

Em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), o Procon Goiás divulgou, nesta terça (05/07), os rankings de atendimento dos consumidores relativos ao mês de junho deste ano. A empresa de telefonia Claro e a concessionária de energia elétrica Enel estão no topo das reclamações registradas no período.

O ranking é composto por dados de duas plataformas de atendimento do órgão: Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne registros formalizados presencialmente e por telefone; e Procon Web, responsável pelas demandas apresentadas no formato on-line.

Somente no primeiro grupo foram contabilizados 1.493 atendimentos em junho. No primeiro lugar entre as empresas mais reclamadas está a Claro S/A (telefonia móvel), com 50 registros, seguida pela Caixa Econômica Federal, com 35 casos, e Banco Pan, com 32 solicitações inscritas na plataforma.

Já o segundo ranking corresponde, respectivamente, à soma do número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web, totalizando 4.408 reclamações, 373 denúncias, 133 dúvidas, além de 624 bloqueios de telemarketing e 82 cálculos solicitados pelos consumidores. Em junho, as três empresas mais reclamadas foram Enel, com 119 registros; Claro Móvel, com 86 registros; e Tim, com 49 registros.

As listas completas podem ser acessadas pelo site procon.go.gov.br.

Denúncias
O consumidor pode fazer denúncias junto ao Procon Goiás pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Já as reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão (Rua 8, n 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou pela internet, por meio do canal Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

Foto: Secom / Procon Goiás – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA