Cidades

Orquestra Sinfônica apresenta concerto em parceria com a Embaixada da França

Publicado

em


A Orquestra Sinfônica de Goiânia, em parceria com a Embaixada da França, apresenta o concerto “Amazônia”, no Teatro Goiânia, nesta quinta-feira (25/11), às 20h. A intenção do concerto com temática especial é buscar, em âmbito artístico, a reflexão sobre importantes temas atuais, como a conservação da natureza, bem como a união e herança cultural/social dos dois países: Brasil e França.

A regência do concerto será do maestro brasileiro Miguel Campos Neto, artista de carreira internacional, que, atualmente, é maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém (PA). Já o solista será Wesley Lopes, timpanista da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

A obra principal do programa será “Amazônia, concerto para tímpanos e Orquestra”, do compositor francês Pierre Thilloy, nascido em 1970, que estará presente no evento. Completam o programa as seguintes obras: Ludus Pro Patria, da compositora francesa Augusta Holmes (1847-1903); Episódio Sinfônico, do compositor brasileiro Francisco Braga (1868-1945); as aberturas de ópera “Salvator Rosa” e “Il Guarany”, do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896).

O concerto será realizado com acesso limitado a 430 pessoas, condicionado aos protocolos sanitários vigentes, além das orientações próprias adotadas pelo Teatro Goiânia, que abrirá as portas às 19h30 para a entrada, por ordem de chegada.

Projeto Amazônia Tour

O Projeto Amazônia Tour é uma realização da Xanadu Association em parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o concerto de Goiânia. “Tem como objetivo unir música e conscientização ambiental. Para isso, diversas orquestras do país foram convidadas a realizar concertos sinfônicos, com repertório franco-brasileiro, usando a força da música para promover o diálogo sobre a conservação da Amazônia”, pontua o maestro Eliseu Ferreira.

Segundo o maestro, trata-se de uma visão de convivência cultural entre França e Brasil sobre um tema extremamente vital, a Floresta Amazônica. “A produção de um trabalho sinfônico sobre este tema será capaz de destacar as influências comuns entre os dois países. Buscamos na concepção musical a inspiração, tanto acadêmica quanto popular, com o intuito de que o público se aproprie deste corpo cultural comum a estes povos, reconhecendo elementos que os unam por meio da música. Objetivos comuns entre Brasil e França estão representados em ‘Amazônia’: construir um futuro comum, estabelecendo pontes culturais de proteção e respeito ao meio-ambiente, aos direitos sociais, aos povos e à casa comum”, ressalta Eliseu.

Serviço

Assunto: Orquestra Sinfônica apresenta concerto em parceria com a Embaixada da França

Data: 25 de novembro

Hora: 20h

Local: Teatro Goiânia – Centro

Lívia Máximo, editoria de Cultura

Comentários do Facebook

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA