Economia

Origem Premium: Raça Araguaia desenvolvida em Mato Grosso, ganha novos selecionadores pelo Brasil

Publicado

em


A Raça Araguaia, bovino de corte desenvolvido pelo Grupo Origem Premium, tem se consolidado por sua excelência e vem atraindo o interesse de pecuaristas de todo o Brasil.

Com os bovinos da Raça Araguaia ao fundo estão, o sócio-diretor da Origem Premium Alexander Estermann, o idealizador da Raça Araguaia, Raul Almeida Moraes Neto e os sócios, Eduardo Ferrareze e Guilherme Nogueira. (da esq. para a dir.) – Foto: Marco Ankosqui

O animal de Raça Araguaia é resultado da cruza de bovinos Blond D’Aquitaine (47%), a Caracu (28%) e a Nelore (25%). A composição genética trouxe mais resistência, precocidade produtiva e reprodutiva, além da adaptação ao ambiente quente e seco do cerrado brasileiro. Criado inicialmente, em Torixoréu (MT), na região do Vale Araguaia, ganhou destaque em 2013, quando obteve a certificação aprovada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), sendo também considerado o primeiro bovino composto de corte, não sendo constituído unicamente, por raças zebuínas, a ser controlado pela ABCZ .

Os produtores parceiros da Origem Premium aplicam boas práticas agropecuárias, com o objetivo de garantir a segurança alimentar com sustentabilidade. – Foto: Origem Premium

Contudo, existem outros fatores que justificam o prestígio da Raça Araguaia na pecuária de corte. A alta fertilidade, a precocidade das fêmeas que iniciam o ciclo reprodutivo entre os 14 e os 18 meses, a taxa de conversão alimentar entre 25% a 30% superior do que a média nacional, seu rápido desenvolvimento de carcaça e terminação, asseguram um ótimo retorno financeiro aos produtores.

Os animais são criados soltos nos pastos, adotando procedimentos de Pecuária Regenerativa e da TIP (Terminação Intensiva à Pasto). – Foto: Origem Premium

Além disso, o bom manejo pecuário associado à Raça Araguaia pode ser considerado um caminho para produção sustentável, por ocorrer em um ambiente que preserva e prestigia os conceitos de sustentabilidade. Devido ao desempenho superior da genética, seu ciclo produtivo é mais curto em relação à média nacional, estas características promovem uma menor pressão sobre os recursos naturais, como por exemplo, ao solo e a água, outra contribuição ambiental, em razão da precocidade dos animais da Raça Araguaia, é a mitigação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

Além da qualidade, do sabor, da tecnologia e da praticidade, uma de nossas maiores marcas está na sustentabilidade do processo produtivo. – Foto: Origem Premium

Sua carne se enquadra aos padrões gourmet, por sua maciez, paladar característico e baixo teor de gordura, essas propriedades vêm de encontro à crescente demanda por alimentos saudáveis e também de produções sustentáveis. Na ponta da cadeia produtiva, se beneficia o consumidor que tem acesso a um produto de excelência, notado por sua suculência e sabor inigualável.

A Origem Premium oferece uma carne macia, com alto padrão de qualidade, sabor diferenciado e baixo teor de gordura.

Adaptação, rusticidade, precocidade, qualidade da carne, aptidão de reprodutores para serem utilizados em monta natural são alguns dos destaques da Raça Araguaia. Para a maior dispersão genética, novos núcleos de produção e seleção estão sendo formados, como é o caso do Sr. Julio Biondo Neto, que depois de trabalhar 23 anos como executivo de uma grande empresa de produtos de luxo, presta ainda, consultoria financeira à companhia, mas se prepara para a aposentadoria, e decidiu dedicar-se ao agronegócio apostando na Raça Araguaia, na região Sul de Minas Gerais.

“Em 2018, eu e minha esposa Silvana, compramos a primeira propriedade para trabalharmos com a plantação de oliveiras, nos apaixonamos pela atividade e no ano passado adquirimos mais uma área para trabalhar com a pecuária de corte. Em conversa com um amigo de Araçatuba, fomos apresentados aos fundadores da Origem Premium, e conhecemos a Raça Araguaia, me apaixonei pela genética, pelo conceito Low Fat da carne (baixo teor de gordura), que vinha de encontro com o que estava procurando em termos de genética. Vamos trabalhar com uma equipe de primeira linha para manejar os embriões, e em contrapartida, vimos à importância dessa integração de sustentabilidade com a pecuária. Agradecemos a equipe da Origem Premium, comprometida em desenvolver um gado para atender a esse novo mercado produtivo, e especialmente, pela atenção e suporte prestados a nós. Temos a expectativa de manter um relacionamento duradouro e promissor nesta jornada”.

Ao centro, Sr. Julio Biondo Junior e o idealizador da Raça Araguaia, Sr. Raul Almeida Moraes Neto, em visita técnica à propriedade em Minas Gerais. – Foto: Arquivo pessoal

Para o Grupo Origem Premium, o sucesso da pecuária se deve a diversos fatores, mas, especialmente, ao zelo, carinho e respeito dedicados aos colaboradores, ao bem-estar animal e ao meio ambiente durante todo o processo de criação, ações que geram ao produtor da Raça Araguaia, rentabilidade comercial e satisfação por fornecer alimento de qualidade superior ao mercado consumidor. Macia & Saborosa; Saudável e Sustentável! Para saber mais sobre o nosso modelo de produção, entre em contato com a gente pelo e-mail: [email protected]

Comentários do Facebook

Economia

Governo de Goiás amplia benefício fiscal do álcool anidro

Publicados

em

 

Medida, adotada por decreto, visa incentivar a produção goiana de biocombustíveis

O Governo de Goiás ampliou o benefício fiscal do álcool anidro no estado para fomentar a produção local de biocombustíveis. A concessão foi realizada por meio do Decreto n°10.445, que alterou o regulamento do Código Tributário do Estado de Goiás (RCTE).

A decisão, coordenada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), por meio do Instituto Mauro Borges (IMB), e Secretaria de Estado da Economia, foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (19/04).

Entre os objetivos da medida estão a valorização dos recursos energéticos renováveis, o incentivo ao consumo de combustível sustentável, fortalecimento da indústria estadual e fomento da economia regional.

“A ampliação do benefício fiscal do álcool anidro em Goiás é uma iniciativa importante, que promove o desenvolvimento regional, estimula a economia e realiza a competitividade goiana no mercado nacional”, explica o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Decreto
Para novas usinas do setor alcooleiro a serem instaladas em Goiás, enquadradas nos programas Fomentar, Produzir ou ProGoiás, o decreto estadual estabelece um crédito outorgado de 46% sobre o saldo devedor do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Antes, o crédito outorgado era de 32%.

No caso de empresas que já estão em atividade em Goiás, o benefício de 46% é aplicado sobre o valor que exceder a média do saldo devedor decorrente da quantidade de álcool anidro comercializada nos últimos 12 meses anteriores à data de protocolização do pedido de regime especial.

Fotos: SGG

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA