Distrito Federal

Operação de reversão na BR-070 é mantida

Publicado

em


O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informa que continuará a realizar normalmente, de 21 a 24 e de 28 a 31 de dezembro, a operação de reversão das faixas da BR-070, tanto no horário de pico da manhã (6h às 9h) quanto no pico da tarde (17h às 19h45).

O órgão anunciou, na última sexta-feira (18), que interromperia algumas operações de fluidez durante o período do recesso de final de ano, conforme Portaria 362/2020, publicada no Diário Oficial do DF em 26 de novembro de 2020.

Entretanto, um novo estudo verificou a necessidade de executar a operação mesmo nesses dias em que o tráfego naquela via é menor, mas que, devido à obra de construção do túnel no centro de Taguatinga, tem desdobramentos na rodovia federal.

“Verificamos que muitos motoristas têm vindo para a BR-070, nos horários de pico, para fugir do trânsito pesado do centro de Taguatinga, devido à obra. E, por esse motivo, resolvemos continuar operando a reversão para dar mais comodidade a esses motoristas”, disse o diretor de Fiscalização de Trânsito do DER/DF, Sinomar Ribeiro.

Desta forma, conforme anunciado anteriormente, segue suspensa apenas a reversão de pista da DF-003 (Epia), dos quilômetros 05 ao 00, sentido Sobradinho, no período vespertino, das 17h às 19h45.

Operações mantidas

Confira as operações que seguem inalteradas:

– O fechamento do retorno embaixo do Viaduto Israel Pinheiro na DF-085 (EPTG), sentido Taguatinga, no período vespertino, das 16h30 às 20h;

– O desligamento de semáforos alternados na DF 075 (EPNB), ao longo do dia, em ambos os sentidos;

– A reversão de todo o trecho da DF-095 (EPCL), sentido Brasília, no período matutino, somado ao trecho em frente ao Shopping Popular, na Epia (DF-003), das 6h às 9h;

– A reversão de todo o trecho da DF-095 (EPCL), sentido Taguatinga, no período vespertino, das 17h30 às 19h45h;

– A exclusividade dos ônibus na faixa exclusiva permanece durante todos os dias da semana, 24 horas por dia, na Estrada Parque Taguatinga (DF-085). Tal sistema permanece exclusiva aos coletivos, de segunda a sexta-feira, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075), liberada aos demais veículos aos sábados, domingos e feriados nacionais.

As operações, bem como suas interrupções, permanecerão sob constante vigilância dos agentes de trânsito e estarão sujeitas a intervenções que forem consideradas necessárias. O objetivo é prezar sempre pela segurança viária e pela fluidez do trânsito.

* Com informações da DER/DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA