Cidades

Obra no Viaduto Lauro Belchior avança e está 64% executada

Publicado

em


O Viaduto Lauro Belchior, popularmente conhecido como “Viaduto da Enel”, que vai ligar o Setor Leste Universitário (Rua 117) ao Jardim Novo Mundo (Avenida Ribeirão Preto), passando sobre a BR-153, está com as obras em dia, com 64% executado e previsão de conclusão em outubro deste ano.

Em breve, um guindaste vai lançar as oito vigas do viaduto sobre a rodovia, na altura do km 498. Cada uma delas tem 54 metros de comprimento, 2,50m de altura por 0,50m de largura, pesando 37,5 toneladas cada uma. Ao todo serão 300 toneladas de vigas de aço para dar sustentação à pista. O viaduto em estrutura mista, com longarinas metálicas e demais elementos em concreto armado, tem 20 metros de largura.

No local, as etapas de terraplenagem já estão concluídas, assim como o muro de contenção, montagem das vigas metálicas, escavação, nivelamento e compactação das camadas de aterro. Estão sendo executadas a pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, calçada acessível e obras complementares.

O comprimento total do viaduto será de 53,84 metros com as duas pistas de veículos de cada lado e a passarela de pedestres em toda a sua extensão.

“O objetivo da Prefeitura de Goiânia com essa obra, que é um sonho antigo dos moradores da Região Leste, é melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança para os motoristas. O prefeito Rogério Cruz acompanha essa obra de perto e está empenhado em conclui-lá”, afirma o secretário da Seinfra, Fausto Sarmento.

Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura

Comentários do Facebook

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA