Geral

Novacap completa 65 anos com semana de comemorações

Publicado

em


As comemorações pelos 65 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) tiveram início na manhã desta segunda-feira (20) com um culto ecumênico e a reinauguração da galeria de ex-presidente da empresa. O primeiro dia de uma semana que será inteiramente dedicada à data foi bem prestigiado em uma tenda montada na área externa da administração do órgão e reuniu administradores, secretários, ministros, ex-presidentes da instituição e dezenas de outras autoridades, além de servidores da empresa.

O aniversário da companhia foi prestigiado por administradores, secretários, ministros, ex-presidentes da instituição e dezenas de outras autoridades, além de servidores da empresa | Foto: Renato Raphael/Sedes

“Hoje, para cada canto que se olhe nesta cidade, a gente enxerga a Novacap. Tenho orgulho de fazer parte de uma gestão e de ser vice de um governador que, assim como JK, reconhece a importância dessa empresa para o seu plano de resgatar a ‘Brasília-Sonho’ de cada um de nós”Paco Britto, vice-governador

Responsáveis por conduzir a cerimônia ecumênica, o padre Edilson e o pastor Sirgisberto Costa, ressaltaram, em seus discursos, a importância da missão da Novacap não apenas para a construção, mas para a manutenção do Distrito Federal. “O homem que pensa apenas na vida presente é irresponsável. Que Deus abençoe a raiz, a mãe, a Novacap”, disse o líder evangélico. “Chama a atenção que esta empresa continue planando para florir. E isso é um gesto nobre para a humanidade, completou padre Edilson.

A importância da instituição – criada por Juscelino Kubitschek antes mesmo do início da construção da própria Brasília – foi lembrada pelo presidente da empresa, Fernando Leite. “A Novacap continua fazendo Brasília. Continua plantando, zelando e florindo o Distrito Federal. Esta é a mística da Novacap”, disse.

Leite fez questão, ainda, de destacar a importância do trabalho da empresa durante o período de pandemia, lembrando que os servidores não pararam seus trabalhos em nenhum momento. “Nós contamos com pessoas que trabalham sem medir esforços, se dedicando a fazer Brasília e a zelar pelo DF. Em 20 dias, três hospitais de campanha foram erguidos em Brasília para salvar vidas. Essas pessoas são a alma da Novacap”, concluiu o presidente da empresa.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) foi criada em 19 de setembro de 1956 para gerenciar e coordenar o processo de construção da nova capital do país | Foto: Divulgação/Novacap

Mais que uma construtora

Embora tenha sido criada em 19 de setembro de 1956 para a construção da nova capital no planalto central, a Novacap, que tinha a finalidade única de gerenciar e coordenar esse processo, acabou não sendo destituída pelo então presidente JK e continuou existindo como uma empresa pública.

“A Novacap não é só feita de engenharia. Tudo que foi feito até aqui tem as mãos de pessoas, dos pioneiros, da equipe que se desdobra ao longo desses 65 anos”Fernando Leite, presidente da Novacap

Das grandes obras de Brasília, como os palácios, a Catedral e os ministérios, a empresa, vinculada à Secretaria de Obras, é um braço importante para o Governo do Distrito Federal (GDF), não apenas no que se refere à manutenção da cidade, mas também para a realização de obras importantes.

“Hoje, para cada canto que se olhe nesta cidade a gente enxerga a Novacap. Tenho orgulho de fazer parte de uma gestão e de ser vice de um governador que, assim como JK, reconhece a importância dessa empresa para o seu plano de resgatar a ‘Brasília-Sonho’ de cada um de nós”, afirmou o vice-governador Paco Britto.

A Secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Norinha Rocha, reforçou a importância da empresa na história da cidade. “Muito mais que deixar uma herança, é deixar um legado”, disse, ao traçar um paralelo entre as obras e os serviços de manutenção e conservação da cidade, realizadas pela Novacap. “Essa é a prova de que a gente pode florir em meio à terra seca, em meio às tempestades, como os ipês plantados pelos trabalhadores dessa empresa”, completou.

Mayara aproveitou o momento para chamar a atenção para a importância do trabalho social por parte do governo com a ajuda de todos os órgãos da administração – como, de acordo com ela, recebeu da Novacap. “Numa época em que as pessoas estão passando por tantas dificuldades e que gritam para o governador por espaços, não fosse pela Novacap, se tornaria impossível neste momento”, disse, dando a construção e inauguração dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), realizados pela empresa.

Servidores em foco

Na semana de comemorações, o servidor da Novacap não foi esquecido. Está previsto para esta terça-feira (21), um dia dedicado a ele com atividades de saúde, beleza, lazer e sorteio de brindes. Ressaltado por todos como “a alma da Novacap”, os funcionários da empresa – muitos presentes na solenidade desta segunda-feira foram os verdadeiros parabenizados do evento.

“A Novacap não é só feita de engenharia. Tudo que foi feito até aqui tem as mãos de pessoas, dos pioneiros, da equipe que se desdobra ao longo desses 65 anos”, disse Fernando Leite. “Hoje também é dia de comemorar a vida de cada servidor que trabalha aqui, cada servidor que chega, o que se aposenta, até os que já se foram. Todos deixaram a sua semente em Brasília”, completou Mayara.

Presente ao evento, a ministra chefe da secretaria de governo da presidência da República, deputada federal Flavia Arruda, também fez questão de ressaltar o servidor em seu discurso. “Todos os homens e mulheres que ajudaram a construir Brasília passaram por aqui. A Novacap é a verdadeira pioneira dessa cidade. Aqui estão os verdadeiros pioneiros”.

De acordo com o vice-governador, “falar do servidor da Novacap” é “falar e ser entendido facilmente em resgatar a Brasília dos sonhos”. “Cada um que colocou seu suor, seu esforço, sua história aqui sabe bem a missão da Novacap. Por isso, sei que assistir ao descaso de gestões passadas com a nossa cidade foi muito doloroso, assim como é gratificante ver que um novo tempo chegou ao Distrito Federal”, disse Paco. “Tenho certeza que esses 65 anos de história e dedicação a Brasília hoje fazem muito mais sentido, com uma gestão que fala a mesma língua dos servidores da Novacap: conservar e trabalhar pela capital”, concluiu.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Minha Casa, Minha Vida completa 15 anos, abrindo portas para novos sonhos de conquista da casa própria

Publicados

em

Em 2023, mais de 500 mil unidades habitacionais foram contratadas e mais de 21 mil foram entregues às famílias. Programa celebra a marca de 7,7 milhões de moradias contratadas nesses 15 anos

O 29 de junho de 2023 é uma data emblemática na vida de Rita de Cássia Cardoso, uma paraense de 40 anos, nascida em Abaetetuba, cidade distante cerca de 130 quilômetros de Belém. Foi exatamente neste dia, prestes a completar nove meses, que ela e a filha, Rianne, de 10 anos, mudaram-se para o Residencial Angelin, em Abaetetuba. No local foram entregues, em junho do ano passado, 222 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, que beneficiaram 880 pessoas diretamente.

“O Minha Casa, Minha Vida eu posso dizer que representa uma vida nova, uma vida construída, uma vida realizada. A gente percebe que isso está estampado no rosto das pessoas que sempre tiveram um desejo de ter uma moradia digna. Eu acho que o Minha Casa, Minha Vida pode se resumir nisso: em uma história realizada de uma vida digna”, afirma Rita de Cássia.

Neste 25 de março, o Minha Casa, Minha Vida completa 15 anos de seu nascimento, com a Medida Provisória nº 459. O programa chega a 2024 celebrando a marca de mais de 7,7 milhões de moradias contratadas. Criado em março de 2009 durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa, que foi descontinuado no governo passado, foi retomado em fevereiro do ano passado, com a Medida Provisória nº 1.162, convertida na Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023.

Para Rita de Cássia, o retorno do Minha Casa, Minha Vida representou a realização de um sonho antigo. Ela conta que os nove meses vividos no Residencial Angelin foram marcados por muitas alegrias e por uma nova realidade em vários sentidos, principalmente para a pequena Rianne.

Divulgação / Arquivo Pessoal
Rianne com a chave da casa nova da família | Divulgação / Arquivo Pessoal

“Estamos muito felizes com a casa nova. A Rianne está muito feliz com o quarto dela, que eu mandei ajeitar. Tenho muito cuidado com a casa, zelando bastante, porque é um patrimônio e um sonho. Para nós, que não ganhamos tanto para comprar uma casa, ter uma casa digna é algo que precisamos zelar tudo o que pudermos, né? A vida melhorou bastante”, revela.

A mãe de Rianne, que não tem emprego fixo e faz trabalhos esporádicos em casas de famílias, recebe o apoio do Bolsa Família. Ela conta que o dinheiro que passou a economizar com o aluguel depois que se mudou para o Residencial Angelin aliviou as contas e diz que a filha está completamente integrada em sua nova casa.

“Foram mais de 12 anos do aluguel e agora a gente investe o dinheirinho do aluguel em outras coisas. A gente já fez amizade com as pessoas. A Rianne já fez amigos, gosta de andar de bicicleta com as coleguinhas, joga uma bolinha na quadra, que é bem ao lado da casa, então é uma vida nova e bem diferente da que a gente tinha”, detalha.

RETOMADA – A retomada do Minha Casa, Minha Vida foi anunciada pelo presidente Lula em 14 de fevereiro de 2023, durante um evento em Santo Amaro, na Bahia, que marcou a entrega de 2.745 unidades habitacionais em Santo Amaro, e, simultaneamente, em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO).

O programa, em sua nova versão, estabeleceu como meta contratar, até 2026, dois milhões de moradias. Entre as novidades estão a adoção de varandas nos novos projetos e de bibliotecas nos condomínios, de modo a estimular a leitura entre os participantes do programa.

Os parâmetros para enquadramento tiveram valores ampliados. O limite de renda familiar para a Faixa 1, anteriormente em R$ 1.800, foi reajustado para R$ 2.640. Já na Faixa 2 são atendidas famílias com renda entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400 e na Faixa 3 as de renda entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00.

Até dezembro de 2023, 490,64 mil moradias foram financiadas por meio do FGTS, com valor total de R$ 74,25 bilhões, em 3.410 municípios. Ao longo do ano, foram selecionadas 187,57 mil moradias em 1.259 novos empreendimentos da Faixa 1 para receber investimento do Governo Federal em 559 municípios. Estão sendo retomadas, em 64 municípios, 31,36 mil moradias em 113 empreendimentos que estavam paralisados. São obras que foram contratadas até o ano de 2018. A partir de 2023, 14,37 mil unidades já foram entregues.

CONHEÇA MAIS
 Consulte o ComunicaBR e acompanhe a evolução do programa Minha Casa, Minha Vida no seu estado

ISENÇÃO DE PRESTAÇÕES – Outro ponto marcante no retorno do Minha Casa, Minha Vida foi anunciado em outubro de 2023, quando novas regras passaram a ser adotadas referentes à isenção do pagamento de prestações do programa. Os beneficiários que recebem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além daqueles que já haviam quitado 60 prestações, passaram a ficar isentos do pagamento de prestações do Minha Casa, Minha Vida e recebem o imóvel quitado. Já para as outras famílias do programa, o prazo para o pagamento das unidades foi reduzido de 120 meses para 60 meses, ou seja, as famílias que já quitaram 60 prestações serão automaticamente isentos do pagamento do programa.

500 MIL MORADIAS – Em 2023, mais de 21 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida foram entregues às famílias brasileiras. E outras mais de 22 mil unidades que estavam com obras paralisadas foram retomadas. No ano passado, foram contratadas mais de 500 mil moradias, superando a meta de 375 mil que havia sido estabelecida para o ano de 2023.

Para atingir a meta de 2 milhões de novas moradias contratadas até o final de 2026, o governo brasileiro trabalha com parcerias com estados e municípios, de modo a unir as políticas habitacionais nas três esferas para que mais famílias possam ser atendidas pelo Minha Casa, Minha Vida.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA