Geral

Mutirão vacina moradores da área rural Café sem Troco

Publicado

em


A Secretaria de Saúde realizou, nesta quinta-feira (29), um mutirão de vacinação contra a covid-19 na área rural do Paranoá conhecida como Café Sem Troco. A ação ocorreu ao longo de todo o dia, das 9h às 17h. Foram disponibilizadas 700 doses, sendo 500 da AstraZeneca e 200 da CoronaVac (para aplicação em gestantes e pessoas com comorbidades). O mutirão foi feito na Escola Classe Café sem Troco.

Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
O objetivo principal da vacinação na área rural é facilitar o acesso dessa população aos imunizantes. Os moradores foram informados do mutirão por carros de som e redes sociais, entre outros meios | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

“Muita gente da zona rural ainda não tinha se vacinado, mesmo com a vacina disponível para sua idade. Essa é uma área de grande vulnerabilidade social, são muitas pessoas desempregadas, que participam de programas sociais e não têm condições financeiras de ir até a área urbana se vacinar”, explica Isabella Peixoto, gerente de serviços da Atenção Primária 2, responsável pelas UBSs 2, 4, 5, 6, 7 e 8 do Paranoá.

De acordo com ela, o objetivo principal da vacinação contra a covid-19 na área rural é facilitar o acesso dessa população vulnerável e, dependendo da demanda, a intenção é fazer novas ações assim que chegarem mais doses no Distrito Federal. “São pessoas que moram longe de tudo. Daqui do Café sem Troco até o Paranoá ou São Sebastião são cerca de 80km. Então, trazer a vacina até esses moradores é de extrema importância para proteger essa população contra o coronavírus”, afirma.

Rocxnayde Rodrigues, 36 anos, chegou às 4h20 na escola para aguardar o início da vacinação: “Preferi vir logo. Perdi conhecidos para a covid-19 e estava ansiosa para me vacinar. Agora, fico um pouco mais tranquila”

A população foi informada do mutirão por meio de carros de som, alertas em grupos comunitários, pelos servidores e redes sociais, com apoio da associação comunitária dos moradores. A fila começou a se formar por volta das quatro da manhã.

Foi o caso de Rocxnayde Rodrigues, 36 anos, moradora do Cariru, localidade nos arredores do Café sem Troco. Ela chegou às 4h20 na escola para aguardar o início da vacinação. “Fiquei com medo de não conseguir uma das doses e preferi vir logo, esperar aqui mesmo. Perdi conhecidos para a covid-19 e, por isso, estava tão ansiosa para me vacinar. Agora, fico um pouco mais tranquila”, relata.

Para Eilane Neves, 38 anos, moradora da localidade Quebrada dos Neres, o frio não a impediu de chegar cedo ao local para se vacinar. “Cheguei às 4h40, mas esse já um horário habitual da gente acordar aqui. Estou muito feliz com a vacina, pois somente com ela existe a possibilidade de vivermos um novo normal”, avalia.

O autônomo Edis Soares, 36 anos, disse que estava muito empolgado com a vacina, pois trabalha diretamente com o público e fica com medo de contrair o vírus e acabar contaminando os filhos e familiares. “A vacina traz alívio, mas não podemos deixar de continuar com os cuidados diários, pois conheço pessoas que morreram após terem tomado as duas doses. A vacina está aqui, mas a população precisa continuar usando máscara e se prevenindo”, conclui.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA